Entretenimento Compartilhar
Luto

Nichelle Nichols, a tenente Uhura em ‘Star Trek’, morre aos 89 anos

A atriz quebrou barreiras para mulheres negras em Hollywood

Por

• Atualizado

Ela também trabalhou com a Nasa em um programa para incentivar mulheres e minorias a se tornarem astronautas  ReproduçãoInstagram @nichellenicholsofficial
Ela também trabalhou com a Nasa em um programa para incentivar mulheres e minorias a se tornarem astronautas ReproduçãoInstagram @nichellenicholsofficial

A atriz norte-americana Nichelle Nichols, conhecida por interpretar a tenente Uhura na série de televisão original “Star Trek”, morreu no sábado (30) aos 89 anos. A informação foi divulgada por seu filho, Kyle Johnson, no domingo (31). 

Em uma publicação no perfil oficial de Nichols no instagram, Johnson informou que ela faleceu de causas naturais em sua casa na cidade de Silver City, no Novo México. “Ontem à noite, minha mãe, Nichelle Nichols, sucumbiu a causas naturais e faleceu. Sua luz, no entanto, como as galáxias antigas agora sendo vistas pela primeira vez, permanecerá para nós e as gerações futuras desfrutarmos, aprendermos e nos inspirarmos”, escreveu. “A vida dela foi bem vivida e, como tal, um modelo para todos nós.”

Nichelle Nichols quebrou barreiras em Hollywood com o seu papel na série original de 1966-69 por quebrar estereótipos que limitavam as mulheres negras a atuar como serviçais. Sua participação na série também incluiu um beijo interracial com o co-estrela William Shatner, algo inédito para a época.

Ela também trabalhou com a Nasa em um programa para incentivar mulheres e minorias a se tornarem astronautas. No Twitter, a agência espacial dos Estados Unidos celebrou a vida da atriz “que simbolizou para muitos o que era possível.”

“Celebramos a vida de Nichelle Nichols, atriz de Jornada das Estrelas, pioneira e modelo, que simbolizou para muitos o que era possível. Ela fez parceria conosco para recrutar algumas das primeiras mulheres e astronautas de minorias e inspirou gerações a alcançar as estrelas.”, escreveu.

A vice-presidente, Kamala Harris, também usou as redes sociais para lembrar o legado de Nichols. “Nichelle Nichols foi uma pioneira. Ela inspirou gerações de jovens líderes a seguir uma carreira em ciência, tecnologia, engenharia e matemática e espaço. Seu notável legado é aquele pelo qual eu e tantos outros somos tocados.”

* Com informações da Associated Press

>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Leia Também

publicidade
publicidade

Veja mais