SC ultrapassa 256 mil empresas abertas e lidera empreendedorismo no país
Este é o maior número já registrado em toda a série histórica da Junta Comercial do Estado
• Atualizado
Santa Catarina alcançou um marco histórico no empreendedorismo. Entre janeiro e outubro de 2025, o estado ultrapassou a marca de 256 mil novas empresas abertas, o maior número já registrado em toda a série histórica da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc).
O recorde reflete o bom momento da economia catarinense, que cresce acima da média nacional e mantém o título de estado mais formalizado do país.
De acordo com os dados da Jucesc, microempreendedores individuais (MEIs), microempresas (MEs) e empresas de pequeno porte (EPPs) representam 95% dos novos CNPJs. O comércio, o transporte, a indústria, a construção civil e os serviços administrativos estão entre os setores que mais cresceram neste ano.
“Esse número histórico deve ser comemorado. São milhares de catarinenses que foram à luta e estão realizando o sonho de abrir o próprio negócio. O empreendedorismo é uma marca do nosso estado, porque o povo catarinense arregaça as mangas e faz acontecer. O Governo está cumprindo sua parte ao não aumentar impostos e desburocratizar a economia”, afirmou o governador Jorginho Mello.
Comércio e serviços lideram a abertura de empresas
O segmento de comércio e reparação de veículos lidera o ranking de novos negócios em 2025, com 45 mil CNPJs abertos até outubro. Na sequência aparecem o setor de transporte (37,8 mil), indústria de transformação (25,5 mil), atividades administrativas (25,5 mil), construção civil (23,1 mil) e atividades profissionais, científicas e técnicas (22,7 mil).
Um exemplo desse movimento é a cafeteria administrada por Martinus Freitas, em Florianópolis, inaugurada há sete meses. O empreendimento oferece cafés especiais, lanches e um espaço voltado ao trabalho remoto, com vista para a ponte Hercílio Luz.
Economia aquecida incentiva novos negócios
Segundo o Banco Central, a atividade econômica de Santa Catarina acumula alta de 4,9% em 2025, impulsionada pelo bom desempenho da indústria, comércio e serviços. O crescimento do consumo e o ambiente de negócios mais favorável têm estimulado a abertura de novas empresas, especialmente entre os pequenos empreendedores.
O Governo de Santa Catarina tem apostado em medidas que simplificam a abertura de empresas e tornam o ambiente de negócios mais ágil.
Entre as ações está o Programa de Modernização do Ambiente de Negócios, sancionado em outubro, que amplia o número de atividades econômicas de baixo risco, permitindo o início das operações apenas com autodeclaração, sem necessidade de autorizações públicas.
Outra iniciativa de destaque é o Programa Descomplica CBMSC, do Corpo de Bombeiros, que reduziu para um dia o tempo médio de análise de projetos de prevenção e segurança contra incêndios, agilizando a liberação de novos empreendimentos em todo o estado.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO