Prefeitura de São José cancela 32 mil carnês por erro no cálculo da taxa de lixo
De acordo com a Prefeitura, o erro no cálculo da taxa de lixo ocorreu em função da inclusão indevida da área de garagem
• Atualizado
Cerca de 32 mil imóveis de São José, na Grande Florianópolis, tiveram um erro no cálculo da taxa de lixo. Por conta disso, a Prefeitura informou que os boletos foram cancelados e serão reemitidos com os novos valores. De acordo com a Prefeitura, o erro no cálculo da taxa de lixo ocorreu em função da inclusão indevida da área de garagem.
Contribuintes que tenham emitido boletos antes do cancelamento devem acessar o site novamente a partir de quinta-feira (15), e baixar a fatura corrigida. Quem já efetuou o pagamento com o valor incorreto deverá entrar em contato com a empresa Ambiental e solicitar o ressarcimento.
Em 2026, São José passa a ter nova fórmula de cálculo da taxa de lixo, considerando a área construída, o uso do imóvel e principalmente a frequência da coleta. Com isso, por exemplo, imóveis onde há a coleta de lixo com maior frequência, o valor é maior.
O pagamento pode ser feito em até 12 parcelas ou em cota única com 10% de desconto. Há possibilidade de emitir o carnê virtual, mediante cadastro no site da Ambiental. Quem preferir pode continuar recebendo o carnê físico.
Para quem não tem acesso à internet, a Prefeitura oferece atendimento presencial na Central do IPTU 2026, no auditório do Cati, na Beira-Mar de São José, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, até 12 de fevereiro.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO