Dez cidades menos populosas de SC ficam no Oeste; estado soma 8,18 milhões de habitantes
IBGE divulgou nesta semana a estimativa da população brasileira para 2025
• Atualizado
Santa Catarina ultrapassou a marca de 8,18 milhões de habitantes, segundo estimativa divulgada nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número representa um crescimento de 1,60% em relação a 2024, com acréscimo de 128,6 mil pessoas o segundo maior avanço percentual do país, atrás apenas de Roraima.
Leia Mais
Apesar do aumento, a distribuição populacional segue bastante desigual entre os 295 municípios catarinenses. As dez cidades menos populosas do estado estão todas localizadas no Oeste. Barra Bonita, no Extremo-Oeste, ocupa a última posição no ranking, com apenas 1.642 moradores. No mesmo território, porém, está Chapecó, que aparece entre os maiores municípios de Santa Catarina, com 282 mil habitantes.
Já no outro extremo, Joinville segue como a cidade mais populosa do estado, somando 664,5 mil habitantes. Florianópolis também se destacou, com crescimento de 1,93% em relação a 2024, passando de 576,3 mil para 587,4 mil moradores o segundo maior índice entre as capitais brasileiras. Itapoá foi o município catarinense que mais cresceu proporcionalmente (4,30%), enquanto a Grande Florianópolis liderou o crescimento metropolitano no país, com 2,24%. Atualmente, as dez maiores cidades concentram 41,1% de toda a população de Santa Catarina, enquanto 33,2% dos municípios têm até 5 mil habitantes.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO