Conexão comercial entre Santa Catarina e China
Durante 2025, Santa Catarina teve vários contatos diretos com o país
• Atualizado
Você sabia que Santa Catarina e China tem uma conexão? Quando se trata de investimentos, a China é um dos parceiros comerciais mais estratégicos para Santa Catarina. O Estado é hoje o segundo maior exportador brasileiro de carne de frango para a China.
Durante 2025, Santa Catarina teve vários contatos diretos com o país. Em junho de 2025, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, esteve em Pequim, na China, para visitar a fábrica da Nidec Global Appliance, antiga Embraco, primeira empresa brasileira a se instalar em solo chinês.
A unidade da Nidec em Pequim mantém a tradição catarinense na fabricação de compressores, reforçando o protagonismo industrial de Joinville no setor.
O governador destacou a importância de posicionar Santa Catarina como um destino estratégico de novos investimentos internacionais para fortalecer a economia do Estado e diversificar a matriz industrial catarinense.
Em novembro, Invest Santa Catarina (InvestSC) participou da maior feira de importações da China, realizada em Xangai. Organizada pelo Ministério do Comércio da China, a CIIE reúne anualmente representantes de mais de 150 países, promovendo o comércio internacional, a inovação e o fortalecimento das parcerias econômicas globais.
Para o presidente da InvestSC, Renato Lacerda, a presença na feira simbolizou um avanço estratégico nas relações internacionais do estado. O espaço foi uma vitrine das oportunidades que o estado oferece nos setores de indústria, tecnologia, energia, logística e inovação.
Neste mês, entre os dias 7 e 12, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) participou de uma missão institucional à China, representada pelo reitor, José Fernando Fragalli, e pela secretária de Cooperação Interinstitucional e Internacional, Júlia Vieira Rodrigues.
A agenda incluiu a participação na conferência inaugural do Canal-city University Cooperation Mechanism (CUCM), realizada pela Yangzhou University, na cidade de Yangzhou.
A Udesc foi convidada a compor o grupo fundador do CUCM, uma aliança internacional que reúne universidades de cidades históricas conectadas por sistemas de canais, com foco em cooperação acadêmica, pesquisa científica, intercâmbio cultural e inovação.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO