Agronegócio Compartilhar
APRENDIZADO

Alfa capacita equipe para uso eficiente de produtos no campo

Durante os treinamentos, foram apresentados os sete pilares para o uso bem-sucedido de biológicos

• Atualizado

Redação

Por Redação

Alfa capacita equipe para uso eficiente de biológicos no campo | Foto: Divulgação
Alfa capacita equipe para uso eficiente de biológicos no campo | Foto: Divulgação

A Cooperalfa promoveu treinamentos para cerca de 250 profissionais das regiões de atuação da cooperativa, em Nova Alvorada do Sul, São José do Cedro, Campo Erê, Erechim, Trindade do Sul, Canoinhas e Xaxim. O objetivo foi capacitar a equipe técnica de campo no posicionamento correto de biológicos e na integração com produtos convencionais.

O gerente técnico Alex De Marco afirmou que a associação de produtos biológicos com químicos tem contribuído para a sustentabilidade. O engenheiro agrônomo Marco Bongiovani, coordenador dos treinamentos, destacou o sucesso das capacitações e agradeceu aos participantes. Luiz Carlos Ludwig, engenheiro da unidade de Xaxim, reforçou que os biológicos estão cada vez mais presentes e que o treinamento foi importante para atualização técnica.

O instrutor dos cursos, professor e pesquisador Sérgio Mazzaro, afirmou que o mercado de biológicos está em expansão e que o uso deve ser racional e assertivo. Atualmente, 95% dos produtos fitossanitários são químicos e apenas 5% biológicos, mas a previsão é que, até 2030, o uso de biológicos alcance 20%.

Segundo Mazzaro, existem atualmente cerca de 200 empresas fornecedoras e mais de mil produtos biológicos disponíveis, que não substituem químicos, mas agregam eficiência ao manejo agrícola. O avanço é impulsionado tanto por práticas de ESG quanto pela resistência crescente de pragas e doenças, que reduz a eficácia de fungicidas e inseticidas tradicionais.

Durante os treinamentos, foram apresentados os sete pilares para o uso bem-sucedido de biológicos: qualidade do produto, conhecimento do alvo biológico, forma e condições corretas de aplicação, compatibilidade com químicos, tecnologia do produto e manejo do sistema.

Mazzaro afirmou que a Cooperalfa está preparada para orientar cooperados em todos os pilares, garantindo eficiência, produtividade e melhores resultados no campo.

*Sob supervisão do editor Pedro Corrêa

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.