Décio Lima ou Jorginho Mello: quem se saiu melhor no debate ao governo de Santa Catarina?
Queremos saber a sua opinião!
• Atualizado
Neste sábado (15) o SCC SBT transmite o debate de segundo turno com os candidatos ao governo de Santa Catarina nas eleições de 2022: Décio Lima (PT) e Jorginho Mello (PL).
A partir das 17h30min, os bastidores do encontro começam a ser transmitidos no portal SCC10. Pouco depois, às 18h15min, inicia o debate em TV aberta, com mediação do jornalista e apresentador do SCC Meio-Dia, Fernando Machado, e participação dos comentaristas políticos Prisco Paraíso e Roberto Azevedo. Toda a transmissão também estará nas plataformas digitais do grupo.
Agora nós queremos saber:
Quem se saiu melhor no debate de segundo turno ao governo do Estado?
Perfil dos candidatos ao governo de SC
Décio Lima (PT – 13)
O candidato é formado em Ciências Sociais – Licenciatura pela Fundação de Ensino de Polo Geoeducacional do Vale do Itajaí (FEPEVI), e em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Entre 1989 e 1996, atuou como advogado na área sindical e iniciou a vida política em 1992, quando concorreu pelo Partido dos Trabalhadores (PT), legenda do qual é um dos fundadores em Santa Catarina, ao cargo de vereador em Blumenau. O político exerceu mandato de 1993 a 1996.
Em 1996 foi eleito prefeito de Blumenau, com 68.951 votos. Na eleição seguinte, foi reeleito com 90.805 votos. Em 2008, concorreu ao mesmo cargo e ficou na segunda colocação. Pelo PT, elegeu-se três vezes deputado federal por Santa Catarina. Nas Eleições de 2018, ficou em quarto lugar na disputa ao cargo de governador do Estado.
O candidato, nascido no dia 1º de outubro de 1960, em Itajaí, tem dois filhos com a mulher Ana Paula Lima, eleita Deputada Federal por Santa Catarina nestas eleições de 2022.
Jorginho Mello (PL – 22)
Jorginho é formado em Estudos Sociais, pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, Administração e Direito pela Universidade do Sul de SC. Foi gerente e diretor do Banco do Estado de Santa Catarina (BESC), durante 27 anos. Iniciou a vida política aos 18 anos, quando foi eleito Vereador de Herval d’Oeste.
Pelo Partido Liberal (PL), elegeu-se deputado estadual à Assembleia Legislativa. O candidato foi reeleito três vezes pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Foi presidente da Alesc, e nessa condição, assumiu como governador interino entre 9 a 20 de outubro de 2009.
Em 2010, pelo PSDB, elegeu-se deputado federal, se reelegendo em 2014, pelo Partido da República (PR), depois passou a ser chamado de Partido Liberal. Nas eleições de 2018, Jorginho Mello foi eleito senador. Posteriormente foi líder no Senado. Em 30 de outubro de 2020 foi escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro como novo vice-líder do governo no Congresso.
O candidato nasceu em 15 de julho de 1956, em Ibicaré. Pai de Bruno e Felipe Freitas Mello.
>>> Siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias sobre ELEIÇÕES no seu whatsapp?
EU QUERO