Direto Ao Voto
templates/template-single-article-texto
block/article/header
Direto Ao Voto Compartilhar
Eleições 2022

Fachin afirma que “ninguém e nada interferirá” na Justiça Eleitoral

Nesta semana, TSE começou a segunda rodada de testes de segurança nas urnas eletrônicas

block/article/social-network
block/article/content__sidebar
Fachin afirma que “ninguém e nada interferirá” na Justiça Eleitoral
Foto: reprodução/TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, afirmou que “ninguém e nada interferirá” na Justiça Eleitoral. O magistrado deu a declaração na manhã desta quinta-feira (12), durante visita à sala do tribunal onde são realizados testes de segurança nas urnas eletrônicas.

“País e sociedade agradecem. Vamos ter dia 2 de outubro, o Brasil terá eleições limpas, seguras, com paz e segurança. Ninguém e nada interferirá na Justiça Eleitoral. Não admitirmos qualquer circunstância que impeça o brasileiro de se manifestar”, disse Fachin.

Ainda de acordo com o ministro, “quem vai ganhar as eleições é a democracia. Nós vamos diplomar os eleitos e isso certamente acontecerá. Há muito barulho mas esse tribunal opera com racionalidade técnica”, concluiu.

Testagem

O Tribunal Superior Eleitoral começou a segunda rodada de testes de segurança nas urnas eletrônicas, na quarta-feira (11). O chamado teste de confirmação tem como objetivo assegurar a integridade do processo eleitoral e sanar possíveis vulnerabilidades. A ação segue até a próxima sexta-feira (13).

A primeira testagem foi realizada em novembro de 2021 e envolveu o trabalho de diversos especialistas em tecnologia da informação, que tentaram acessar o sistema das urnas, para identificar possíveis falhas de segurança.

Ao todo, cinco problemas foram constatados, revelou o TSE. Nessa nova rodada, os profissionais retornarão e a expectativa é comprovar que as vulnerabilidades foram sanadas. O corpo técnico é formado por 26 especialistas que colocaram em prática 29 planos de ataques ao sistema. Destes, 24 não conseguiram ultrapassar nenhuma barreira de segurança.

>>> Siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

block/article/query-columnist
publicidade
publicidade
block/article/social-network
block/general/block-plus-news

Veja mais