SBT fará debate cercado de expectativa
Ausência de Lula gera oportunidade para Bolsonaro, Ciro, Simone, Soraya e Felipe D'Ávila convencerem o eleitor
• Atualizado
O encontro dos candidatos à Presidência que o pool formado por SBT, CNN Brasil, Terra, NovaBrasil, Estadão/Eldorado e Veja põe no ar, a partir das 18h15min, deste sábado (24), ganha em expectativa para avaliar o desempenho e a reação, principalmente do candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), com a ausência de seu maior adversário Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Se, nas pesquisas, Lula lidera, não estará presente para evitar os ataques e correr o risco de uma declaração mal colocada que possa dar munição Bolsonaro, Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União) e Felipe D´Ávila (Novo), justamente um dos motivos alegados nos bastidores da campanha da Coligação Brasil da Esperança, liderada pelo PT.
No último sábado de campanha, falta uma semana para a decisão entre resolver a eleição no primeiro, sonho de Lula, mas também de Bolsonaro, ou saber da força do voto útil, até porque neste momento, muito mais do o chamado “voto envergonhado”, pesa a viabilização de uma nova etapa do pleito, nas mãos de Ciro e Tebet.
Justificativa de Lula causou surpresa ao pool de empresas de comunicação
A coordenação da campanha de Lula avisou ao comando dos responsáveis pelo debate que ele não iria, mas na sexta (23), o próprio candidato alegou à imprensa que a ausência deve-se a uma suposta “demora” na construção do pool, algo negado pelas empresas de comunicação.
Além do mal-estar, o pool emitiu uma nota oficial sobre a posição do ex-presidente, leia na íntegra:
“O pool de veículos de comunicação formado por SBT, CNN Brasil, Terra, NovaBrasil, Estadão/Eldorado e Veja recebeu com surpresa, nesta sexta-feira (23), a declaração dada à imprensa pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para justificar a decisão de se ausentar do debate que será realizado amanhã, 24 de setembro, às 18h15 (de Brasília).
‘Eu adoraria participar porque eu tenho um profundo prazer de participar de debate. É bom participar de debate. Lamentavelmente o debate do SBT demorou um pouco… minha coordenação mandou uma carta falando que era para fazer um pool. Demorou, quando veio a resposta do debate eu já tinha agenda no Rio de Janeiro e em São Paulo…’, justificou Lula.
Diferentemente do que foi declarado pelo candidato, contudo, a formação do pool deu-se antes mesmo da sugestão feita por sua campanha, com a parceria firmada originalmente entre SBT, VEJA, Nova Brasil e Estadão/Eldorado, ainda em março deste ano.
Em 22 de março, os quatro grupos enviaram formalmente e-mail às campanhas presidenciais, comunicando a realização do debate e informando as datas escolhidas para os confrontos do primeiro e do segundo turno. E, em 28 do mesmo mês, foi realizada a primeira reunião presencial com representantes dos candidatos convidados. A campanha de Lula esteve presente em tal reunião, assim como em todas as demais reuniões convocadas para discutir os detalhes e regras do debate.
O pool já existente foi ampliado posteriormente, com a entrada do Terra e da CNN Brasil, conforme anúncio feito em 29 de julho. Portanto, quase dois meses antes da data do debate.
O pool lamenta a decisão do candidato de não participar, por entender que o debate é um dos mais importantes instrumentos para fomentar a democracia e ajudar o eleitor na hora do voto.”
Na entrevista a Ratinho, Lula fez pedido estratégico ao eleitor
Quando Lula esteve no SBT, na última quinta-feira (22), no Candidatos com Ratinho, ele mostrou claramente a estratégia de buscar o voto útil, quando o eleitor vota naquele candidato que está na frente nas pesquisas.
Ao encerrar a participação, Lula não pediu o voto diretamente para ele, mas que as pessoas compareçam no dia 2 de outubro, ou seja, aumentem o número de votantes para que o percentual também suba.
>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Quer receber notícias sobre ELEIÇÕES no seu whatsapp?
EU QUERO