PL aciona Lula e o PT por propaganda antecipada
Partido de Bolsonaro apresentou sete representações na Justiça Eleitoral, nesta sexta
• Atualizado
O PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, acionou a Justiça Eleitoral, nesta sexta-feira (5), para que se apure se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez propaganda antecipada, contrariando a legislação eleitoral. Os advogados do PL entraram com ações por sete eventos realizados por Lula em cinco estados, entre 12 de julho e 3 de agosto.
Os eventos foram agendas de pré-campanha de Lula, que tem rodado o país, em especial estados do Nordeste. São sete eventos: em Brasília (DF), Campina Grande (PB), em Teresina (PI), Serra Talhada (PE), Garanhuns (PE), Recife (PE) e Fortaleza (CE).
Para cada um deles, os advogados do PL entraram na Justiça com uma representação com pedido de apuração e punição.
“Além de promover propaganda eleitoral antecipada, tanto positiva quanto negativa — o que é expressamente vedado neste momento do calendário eleitoral –, o segundo representado (Lula) proferiu, ainda, gravíssimas ofensas à honra e à imagem do atual presidente da República, bem como realizou verdadeiro discurso de ódio contra seu opositor”, registram as ações.
Segundo o PL, “o que reforça a gravidade dos atos praticados e o reprovável desrespeito do pré-candidato petista ao cumprimento das normas eleitorais”. O PL ainda questiona publicações em vídeo, de redes sociais, que também configurariam infração e pede à Justiça Eleitoral que determine a retirada imediata dos conteúdos do ar.
“Postula-se pela concessão da tutela de urgência, a fim de que se determine a imediata retirada dos vídeos que reproduzem a propaganda eleitoral antecipada nas redes sociais do pré-candidato.”
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias sobre ELEIÇÕES no seu whatsapp?
EU QUERO