É possível anular uma eleição com muitos votos nulos? Entenda a diferença de voto branco e nulo
Entenda porque não é possível anular uma eleição por meio do voto nulo
• Atualizado
Opção para o eleitor que não deseja escolher nenhum dos candidatos nas eleições, o voto em branco ocorre ao pressionar a tecla “branco” na urna eletrônica e, na sequência, confirmar. Ao fazê-lo, portanto, o cidadão não vota em nenhum político. Já o voto nulo ocorre ao digitar um número inexistente de candidato ou legenda na urna e confirmar. Dessa forma, para não anular a escolha sem desejar, a orientação é conferir se a foto do político escolhido apareceu depois de digitar o número.
Tanto o voto em branco como voto nulo são computados, mas, como determina a Constituição, não entram na soma que elege os mais votados no pleito. Dessa forma, é feita uma distinção entre essas opções e os chamados votos válidos. A diferença de votar em branco e anular o voto para a abstenção é que, neste caso, o eleitor não cumpre a obrigação de comparecer à votação.
Afinal, é possível anular uma eleição com muitos voto nulos?
Não é possível anular uma eleição por meio do voto nulo; o Código Eleitoral prevê que um novo pleito será realizado se a nulidade atingir mais da metade dos votos, mas a nulidade ao qual se refere é vício por coação, fraude, ou abuso do poder econômico. Numa eleição, como a deste ano, em que o eleitor poderá opinar para diferentes cargos, é possível anular ou votar em branco em um (ou mais) e escolher o(s) político(s) para o(s) outro(s).
>> SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias sobre ELEIÇÕES no seu whatsapp?
EU QUERO