Eleições 2022 Compartilhar
Pedido

Ciro Gomes pede que candidatura de Bolsonaro seja barrada pelo TSE

Candidato pedetista questiona reunião do presidente com embaixadores e alega desequilíbrio na disputa

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

Foto: Reprodução SBT
Foto: Reprodução SBT

A equipe jurídica do candidato à Presidência da República, Ciro Gomes (PDT) protocolou nesta sexta-feira (19), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), um pedido de cassação do registro de candidatura do presidente Jair Bolsonaro (PL) ou do diploma, se o presidente for reeleito.

Os advogados entraram com uma ação de investigação judicial eleitoral (Aije), utilizada para apurar a prática de atos que possam afetar a igualdade dos candidatos na eleição. Eles argumentam abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação por parte de Bolsonaro, com o objetivo de “desequilibrar a disputa eleitoral”.

O candidato Ciro Gomes, que aparece em terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto, questiona a postura do presidente durante a reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada, em 18 de julho, quando o mandatário atacou, sem provas, o sistema eleitoral brasileiro. Na ocasião, Bolsonaro criticou publicamente ministros do TSE e colocou em cheque a transparência do sistema de votação. A reunião foi transmitida, ao vivo, pela TV Brasil, a emissora pública do governo. 

O caso foi enviado ao corregedor-geral da Justiça Eleitoral no TSE, ministro Mauro Campbell.

>> SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK

Quer receber notícias sobre ELEIÇÕES no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×