Cotidiano Compartilhar
Chocante

Vulcão no RJ? Estrondos deixam moradores em pânico em cidade carioca

Geólogos afastam boato de erupção, já que atividade vulcânica está inativa no local há milhões de anos

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

Foto: SBT News/Reprodução
Foto: SBT News/Reprodução

Os moradores de Queimados (RJ), na Baixada Fluminense, estão assustados após ouvirem e sentirem fortes estrondos. A situação incomum levou a boatos de que um vulcão inativo perto da região poderia ter voltado à atividade, situação negada por geólogos.

Os habitantes relataram dois fortes estrondos no início do mês, no dia 5, por volta do meio-dia, e outro no dia seguinte, de madrugada. Uma moradora saiu correndo de casa com medo que o imóvel desabasse. Vários relatos semelhantes foram registrados.

Em busca de respostas, boatos passaram a dominar as conversas na cidade, levantando a suspeita de que um vulcão inativo em Nova Iguaçu, município próximo, teria voltado à atividade. O suposto vulcão fica a cerca de 12 quilômetros de Queimados.

Apesar dos inúmeros relatos dos estrondos, uma possível prova está na casa de uma idosa. O imóvel apresentou uma rachadura na coluna e uma outra, mais grave, que vai do teto ao chão após a força da explosão. Assustada, a moradora teme que o boato seja verdadeiro e que a residência desabe.

Segundo a geóloga Ingrid Ferreira Lima, diretora da Sociedade Brasileira de Geologia, não há nenhuma hipótese de que o vulcão inativo de Nova Iguaçu entre em erupção, já que a área foi erodida há milhões de anos. Em Queimados, porém, uma pedreira poderia ser a resposta para as explosões. 

Em nota, a prefeitura da cidade afirmou que não foram registradas atividades no local nas datas mencionadas pelos moradores, que seguem sem respostas definitivas.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.