Vovó Gertrudes, fundadora da Avos, morre aos 89 anos
Ela era também presidente da associação
• Atualizado
Neste domingo (15), Santa Catarina lamenta uma grande perda. A florianopolitana e fundadora da Associação de Voluntários de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente (Avos) do Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), Maria Gertrudes da Luz Gomes, morreu, aos 89 anos.
Mais conhecida como Vovó Gertrudes, ela era também presidente da associação e durante a ocupação do cargo, conquistou muitos dos que tiveram o prazer de conhecê-la. O governador do estado, Jorginho Mello, lamentou a partida da vovó:
“Lamento profundamente o falecimento da Dª Maria Gertrudes. Que Deus conforte familiares e amigos. Fica o legado de dedicação e entrega como voluntária e fundadora da Avos”, declarou Jorginho Mello.
O velório acontece neste domingo (15) no Cemitério Jardim da Paz, em Florianópolis, e o sepultamento ocorre às 17h30.
Quem era a Vovó Gertrudes?
Vovó Gertrudes iniciou o serviço voluntário ainda no antigo Hospital Infantil Edith Gama Ramos, no Centro de Florianópolis, com um grupo de amigas.
Em 1975, ela fundou a Avos e transformou a associação em umas das principais instituições do país no atendimento à criança enferma, hoje braço direito do HIJG.
Maria Gertrudes deixa quatro netos, seis bisnetos e muitos filhos de coração, que são os pacientes atendidos pelo voluntariado ao longo destes 47 anos de Avos e funcionários da instituição.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO