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Transtornos

Voos do Aeroporto de Florianópolis atrasam após apagão cibernético global

Os voos que saem do Aeroporto de Florianópolis tiveram atrasos após o apagão cibernético global ocorrido nesta sexta-feira (19)

• Atualizado

Redação

Por Redação

Aeroporto de Florianópolis. Foto: Rodrigo Coelho
Aeroporto de Florianópolis. Foto: Rodrigo Coelho

Voos do Aeroporto de Florianópolis atrasaram após o apagão cibernético global que afetou sistemas de aeroportos, bancos e outros serviços, na manhã desta sexta-feira (19). A queda dos sistemas foi aparentemente causada por uma atualização da empresa de cibersegurança CrowdStrike, segundo a Microsoft. Esta manhã foram registramos no Aeroporto de Florianópolis atrasos em 11 voos.

A Zurich Airport Brasil, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Florianópolis informou as companhias aéreas Azul e Latam estão realizando os processos de check-in, etiquetagem de bagagem e embarque de forma manual, devido à queda no sistema, o que aumenta o tempo desses procedimentos e pode ocasionar atrasos.

A concessionária orienta os passageiros que cheguem mais cedo e que mais informações podem ser obtidas com as cias aéreas.

Companhias aéreas falam sobre atrasos no Aeroporto de Florianópolis

A Azul Linhas Aéreas informou que, devido intermitência no serviço global de Tecnologia da Informação, que impacta diretamente o sistema de reservas e operação na aviação mundial, alguns voos podem sofrer atrasos pontuais no Aeroporto de Florianópolis.

A recomendação da empresa é que os clientes, que possuem voo hoje e ainda não realizaram o check-in, cheguem ao aeroporto mais cedo e dirijam-se ao balcão de atendimento da companhia. “A Azul lamenta eventuais transtornos causados aos clientes”, destaca.

Já a empresa Latam informou que, até o momento, a operação não foi impactada após a falha massiva dos sistemas relacionados à Microsoft ao nível mundial. “Recomendamos que verifiquem o estado de seus voos preventivamente em Minhas viagens”, destacou.

Entenda o apagão cibernético que causa problemas em voos, bancos e serviços de internet pelo mundo

Uma ampla falha da Microsoft interrompeu voos, bancos, meios de comunicação e empresas em todo o mundo nesta sexta-feira (19). A queda dos sistemas foi aparentemente causada por uma atualização da empresa de cibersegurança CrowdStrike, segundo funcionários da Microsoft e profissionais de tecnologia externos ouvidos pela Dow Jones Newswires.

A CrowdStrike diz que o problema que causou uma queda generalizada da internet não é um incidente de segurança ou um ciberataque. O CEO da CrowdStrike, George Kurtz, postou na plataforma de mídia social X que a empresa “está trabalhando ativamente com os clientes afetados por um defeito encontrado em uma única atualização de conteúdo para hosts do Windows”.

“Isso não é um incidente de segurança ou ciberataque. O problema foi identificado, isolado e uma correção foi implementada”, disse Kurtz.

As interrupções continuaram horas após a empresa de tecnologia ter dito que estava corrigindo gradualmente um problema que afetava o acesso aos aplicativos e serviços do Microsoft 365. O site DownDetector, que rastreia interrupções de internet relatadas por usuários, registrou crescentes interrupções nos serviços da Visa, ADT Security, Amazon e companhias aéreas, incluindo American Airlines e Delta. Com informações da Dow Jones Newswires e Associated Press.

Problema que causou apagão cibernético foi identificado e está sendo corrigido, diz CrowdStrike

O problema de software que deflagrou um apagão cibernético mundial nesta sexta-feira (19) foi identificado e está sendo corrigido, anunciou o CEO da CrowdStrike, empresa americana de cibersegurança por trás da falha.

“A CrowdStrike está trabalhando ativamente com os clientes afetados por uma falha encontrada em uma atualização de conteúdo dos usuários do Windows”, disse o CEO da CrowdStrike, George Kurtz, na rede social X (antigo Twitter), referindo-se ao sistema operacional da Microsoft. “O problema foi identificado, isolado e uma correção foi aplicada.”

Ainda segundo Kurtz, usuários dos sistemas operacionais Mac e Linus não foram afetados pelo problema. Ele esclareceu também que o incidente não tem relação com ataques cibernéticos.

Apps de bancos brasileiros apresentam falhas na manhã desta sexta em meio a apagão cibernético

Ao menos quatro aplicativos de bancos brasileiros apresentam falhas na manhã desta sexta-feira, 19, dia em que um apagão cibernético global tem afetado as operações de instituições no exterior, bem como de sistemas de transporte e de outros setores da economia. Ainda não se sabe se as falhas nos bancos do País têm relação com este evento.

Relatos compilados pela plataforma Downdetector, que reúne notificações de usuários, dão conta de problemas no acesso dos aplicativos do Bradesco e de sua marca digital Next, do Banco Pan e do Neon. As notificações ganharam tração após às 6h (de Brasília), horário em que os relatos sobre o apagão global começaram.

Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, procurou os bancos mencionados, mas ainda não houve retorno. Aplicativos de outras instituições seguiam funcionando normalmente nesta manhã.

De acordo com informações da imprensa internacional, o apagão global está relacionado aos computadores de uma empresa de cibersegurança, a CloudStrike, que informou ter tomado conhecimento de falhas em um sensor do sistema operacional Windows, da Microsoft.

Microsoft relata falha em serviços que afeta usuários no mundo todo

A Microsoft informou nesta sexta-feira, 19, que uma falha impede a utilização de softwares e serviços da companhia. O problema afeta empresas e usuários no mundo todo. “Estamos investigando um problema que impacta o acesso aos aplicativos do Microsoft 365 e a serviços”, disse a companhia nas redes sociais Fonte: Dow Jones Newswires.

A Microsoft detalhou que a queda dos seus sistemas atinge usuários e companhias ao redor do mundo, inclusive empresas aéreas que tiveram de cancelar voos.

Na página de status do Azure, a plataforma de computação em nuvem da Microsoft, a empresa disse que o problema começou na noite de quinta-feira, 18, afetando sistemas em todo o centro dos Estados Unidos. Em uma atualização, a Microsoft disse que havia determinado a causa e estava trabalhando para restaurar o acesso aos seus usuários.

A interrupção forçou a companhia aérea americana Frontier a cancelar alguns voos nos EUA. Há registros de que a holandesa KLM suspendeu a maioria dos seus voos, afetada pela falha em sistemas computacionais. A Ryanair comunicou que a interrupção está fora de seu controle e recomendou a passageiros que cheguem ao aeroporto de partida ao menos três horas antes da viagem.

O aeroporto de Londres Gatwick tem problemas nas áreas de check-in, bagagens e segurança. Já o aeroporto de Berlim interrompeu operações. *Com informações da Dow Jones Newswires.

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