VÍDEO: Primeiras baleias-francas são avistadas no Litoral de SC
A temporada de reprodução das baleias-francas no Brasil geralmente ocorre de julho a novembro
• Atualizado
O frio mal chegou e trouxe com ele as primeiras visitas das baleias-francas no Litoral de Santa Catarina. Nesta semana, os animais foram vistos em dois locais do Estado: Laguna e Imbituba.
“Já temos informações de avistamentos em dois locais de Santa Catarina – na Praia Grande, no Cabo de Santa Marta; em Laguna, além das praias de Ibiraquera e Vila Nova; em Imbituba, nos últimos dias”, informa a bióloga e diretora do projeto, Karina Groch.
Karina explica ainda que, somente em novembro de 2022, os sobrevoos do projeto ProFRANCA detectaram cerca de 250 baleias, entre mães e filhotes. Na época, as maiores agregações estavam na enseada das praias da Guarda do Embaú (Palhoça) e Gamboa (Garopaba), Siriú e praia central de Garopaba (Garopaba), Vila e Itapirubá Norte (Imbituba).
Desde o monitoramento, iniciado na década de 1980, o maior número foi registrado em 2018, quando 273 baleias foram avistadas. “O trabalho de conscientização e de monitoramento tem sido essencial para sua preservação, conservação e aumento de indivíduos. Daí nosso otimismo”, esclarece Karina.
A temporada de reprodução das baleias-francas no Brasil geralmente ocorre de julho a novembro, com o pico de ocorrência em setembro. No entanto, os padrões reprodutivos desses animais tem flutuações. A baleia-franca possui um ciclo reprodutivo trianual, porém temos observado alterações nesse padrão. “Normalmente estas mudanças são associadas a falhas reprodutivas das fêmeas”, explica Eduardo Renault, Gerente de Pesquisa do ProFRANCA.
Segundo ele, estas falhas podem acontecer quando a fêmea perde seu filhote ou ela simplesmente não engravida. O que vem levando a essa alteração no ciclo ainda é um mistério. Porém, indícios fortes indicam estarem relacionados a mudanças climáticas que alteram a disponibilidade de alimento.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO