Vídeo de tartaruga recebendo banho, em Penha, faz sucesso nas redes sociais
O “banho” faz parte do protocolo de primeiros cuidados de tartarugas marinhas que chegam com lesões de pele.
• Atualizado
Tchau sujeira! Um vídeo publicado pela Univali – Unidade Penha está fazendo sucesso no Instagram. A tartaruga-verde (Chelonia mydas) que está em fase de estabilização com a equipe da universidade, recebeu um banho caprichado. Ela foi encontrada presa em uma rede de pesca na Praia do Cascalho, em Penha.
De acordo com a Univali, o “banho” faz parte do protocolo de primeiros cuidados de tartarugas marinhas que chegam com lesões de pele, como a fibropapilomatose. Essa doença tem origem viral, podendo estar associada à poluição e degradação dos ambientes marinhos. Os “fibros” são tumores de pele que podem ser contagiosos entre as tartarugas, pois estão associados à infecção viral. Todo o material utilizado precisa ser jogado fora ou descontaminado.
“Fazemos uma boa limpeza com água, sabão neutro e desinfecção com agentes antimicrobianos, na intenção de controlar a proliferação de bactérias na pele e mucosas”, afirmou a publicação da universidade.
Depois de estabilizada, a paciente será encaminhada para o Projeto Tamar, onde irão avaliar a situação e quando possível, os tumores serão removidos cirurgicamente.
Confira o vídeo:
Encontrou uma tartaruga marinha encalhada na faixa de areia?
Acione o PMP-BS pelo telefone 0800 642 3341. A ligação é gratuita e funciona diariamente das 8h30 às 17h30. O resgate é válido ainda para aves e mamíferos marinhos, vivos ou mortos.
>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO