Viagem e Turismo Compartilhar
PRÉVIA DA TEMPORADA

Percentual de turistas argentinos cai no litoral de SC durante a temporada, aponta Fecomércio SC

A queda é mais acentuada de turistas argentinos em Santa Catarina foi registrada em Florianópolis, caindo de 39% para 24%

• Atualizado

Danilo Duarte

Por Danilo Duarte

Percentual de turistas argentinos cai no litoral de SC durante a temporada, aponta Fecomércio SC | Foto: Divulgação
Percentual de turistas argentinos cai no litoral de SC durante a temporada, aponta Fecomércio SC | Foto: Divulgação

O percentual de turistas argentinos diminuiu no litoral catarinense no início desta temporada, de acordo com os resultados da prévia da pesquisa de verão da Fecomércio SC. Dados compilados na primeira quinzena de janeiro mostram que os turistas vindos da Argentina representaram 19% do total de visitantes. No mesmo período do ano passado, esse índice era de 22%.

A queda é mais acentuada em Florianópolis, onde a participação dos argentinos passou de 39% para 24%. Segundo os pesquisadores da Fecomércio, diversos fatores contribuíram para esse resultado.

O Índice de Confiança do Consumidor Argentino registrou retração de 1,04% em dezembro, além do aumento do endividamento das famílias no país vizinho, que passou a representar 5,4% do Produto Interno Bruto (PIB).

Para o presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, a valorização do real ao longo de 2025 também pode ter influenciado o cenário. A moeda brasileira acumulou alta de 11% em relação ao dólar no ano passado, tornando o Brasil um destino relativamente mais caro para os argentinos.

Na temporada passada, o Brasil estava muito barato para eles. Havia uma diferença enorme entre os preços praticados aqui e na Argentina. Neste ano, esse gap está bem menor, o que ajuda a explicar essa redução na presença deles nas nossas praias”, afirma Dagnoni.

Apesar da queda em 2026 na comparação com o ano anterior, o percentual de argentinos ainda é significativamente superior ao registrado em 2024, quando eles representavam apenas 10% do total de visitantes nas duas primeiras semanas do ano.

Argentinos continuam sendo a maioria dos turistas estrangeiros em SC

Entre os turistas estrangeiros em Santa Catarina, os argentinos seguem predominando, com 81% do total. Os outros 19% são formados por uruguaios, paraguaios, chilenos e europeus.

Em relação aos destinos, Florianópolis foi a cidade mais impactada pela redução da presença argentina. Em contrapartida, outros municípios registraram aumento proporcional de visitantes do país vizinho, como Laguna (de 7% para 20%) e Imbituba (de 9% para 19%).

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.