Cotidiano Compartilhar
Festival

Vem aí o Ciclofest Rural 2022

Festival ocorre em São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis, entre os dias 16 e 19 de junho

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Ciclofest/Divulgação
Foto: Ciclofest/Divulgação

Um festival para ciclistas sobre turismo, agroecologia e música. Serão quatro dias de atividades, que incluem diversas rotas cicloturísticas, visitas a produtores rurais, trilhas em meio a mata atlântica e, claro, a gastronomia colonial, com produtos da região. A proposta do festival é vivenciar de bicicleta o melhor do rural do sul do país.

Com a importância que a bicicleta adquiriu nas últimas décadas, não apenas como veículo de transporte ou opção de atividade física, ela também alterou o estilo de vida de seus adeptos, e através dessa popularização criou-se uma nova forma de fazer turismo: o cicloturismo. Um jeito moderno, saudável, de baixo impacto e versátil de se conhecer regiões.

No feriado de Corpus Christi, Santa Catarina se tornará a capital do cicloturismo no Brasil, com a realização do Ciclofest Rural 2022. Entre os dias 16 e 19 de junho, ciclistas de todo o país irão se encontrar em São Pedro de Alcântara, município a 30 km de Florianópolis, para desbravar, de bicicleta, essa região berço da imigração alemã em Santa Catarina.

As atividades ocorrerão nos municípios de São Pedro de Alcântara, Angelina, Antônio Carlos e Águas Mornas.
Essa região também é chamada de Grande Florianópolis Serrana, por estar próxima ao litoral mas possuir relevo, vegetação e clima semelhante ao da serra catarinense. Para sediar o Ciclofest Rural 2022, foi escolhido o sítio Nossa Senhora de Fátima, que conta com ampla área de camping, trilhas, galpões, estrutura de cozinha, banheiros e chuveiros e um rio maravilhoso.

Serão 3 opções de hospedagem: camping, quartos coletivos, ou quartos privativos e compartilhados em uma charmosa cabana a 2 km de distância da sede, no Refúgio Pedra Parada, parceiro e patrocinador do evento.

A programação do evento

O destaque da programação do evento são as rotas cicloturísticas que ocorrerão todos os dias, com partida do sítio do festival. São 6 opções, com diversos níveis de dificuldade, que convidam o participante a desbravar e se aventurar pelas estradas de terra do interior da grande Florianópolis. As rotas escolhidas e mapeadas são em média de 17 a 60 km, e sempre haverão subidas a superar, somando todas elas uma média de 200 km. Vale ressaltar que o evento contará com carro de apoio e seguro acidente, para dar suporte a qualquer eventualidade.

Nessas rotas, além de passar por locais históricos e turísticos que remontam à época da imigração alemã, por trilhas em meio a mata atlântica e por rios e cachoeiras pouco conhecidas, serão visitadas propriedades rurais com enfoque na agricultura familiar, na produção consciente de alimentos e em técnicas agroflorestais de cultivo.

“Durante o Ciclofest Rural os participantes poderão conhecer desde a produção tradicional de cachaça de alambique ou ver um engenho de farinha centenário em funcionamento, como também ter contato e vivenciar técnicas modernas e conscientes da produção de alimentos na zona rural como a fruticultura em agroflorestas, o cultivo de cogumelos em meio a Mata Atlântica, e a produção consciente de ovos.” afirma Marli Luisa Juarez y Sales, idealizadora e organizadora do evento, que completa:

“Durante meses estamos mapeando as rotas, estabelecendo a ponte entre os produtores da região, que, no festival, além das interessantíssimas visitas que faremos, irá resultar num cardápio com produtos da região, saudável e variado, que será servido durante os 4 dias e está incluso no valor da inscrição. A experiência do Ciclofest Rural também será gastronômica!”, finaliza.

Durante esses dias de atividades no Sítio Nossa Senhora de Fátima, estão programadas também diversas conversas e debates, com foco na atividade rural e cicloturística, com a troca de experiências de pessoas que vivenciam o interior e a bicicleta das formas mais diferentes, como o Viajante Cervejeiro, a Nathachi Aventureira, o Cicloflorescer, a Aresta Equipamentos e o Expandindo Mundos. Também estão programadas diversas oficinas, com destaque para a ministrada por Namastê Messerschmidt, um dos brasileiros mais ativos na educação e disseminação das práticas agroflorestais.

Ele ministrará uma oficina prática sobre a implementação e os conceitos de um sistema agroflorestal agroecológico. E para encerrar os dias do Ciclofest Rural 2022, todas as noites ocorrerão atividades de confraternização, incluindo duas festas com muita música, para celebrar as experiências vividas e as novas amizades.

O cicloturismo como modo de turismo rural consciente

O cicloturismo vem se tornando um dos melhores aliados do turismo rural. Ele é uma forma saudável, econômica e ecológica de viajar utilizando a bicicleta como meio de transporte. Nele, cada ciclista é também um turista, e sai conhecendo as regiões que visita, com um maior contato com a natureza e interagindo com as comunidades visitadas. E essa é a proposta do Ciclofest Rural.

Como resultado, o cicloturismo gera desenvolvimento de regiões que acolhem os ciclistas, com crescimento para os setores de turismo e comércio, distribuição de renda descentralizada, estímulo a produtores de propriedades rurais, atração de novos empreendimentos turísticos e aumento dos investimentos nesta área.

Ao escolher São Pedro de Alcântara para sediar a sua primeira edição, o Ciclofest Rural torna protagonista essa crescente forma de turismo, trazendo a bicicleta como fomentador do desenvolvimento das zonas rurais e auxiliando na estruturação do cicloturismo na região.

Serviço – Ciclofest Rural 2022

Quando: Feriado de Corpus Christi – De 16 a 19 de junho.
Local: São Pedro de Alcântara (SC)
Ingressos: à venda no site www.sympla.com.br

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×