Veja ao vivo a inauguração do Contorno Viário da Grande Florianópolis
Evento conta a presença do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e do Ministro dos Transportes Renan Filho
• Atualizado
O novo Contorno Viário da Grande Florianópolis está sendo entregue nesta sexta-feira (09). A entrega da obra conta com a presença de diversas autoridades como o Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e o Ministro dos Transportes Renan Filho.
AO VIVO:
Os desafios na construção do novo Contorno Viário da Grande Florianópolis
O que antes parecia distante está prestes a se tornar realidade, o Contorno Viário será entregue para a comunidade. A obra promete impulsionar a economia e o crescimento na Grande Florianópolis, além da melhoria no tráfego de longa distância na região da BR-101. Com o acesso liberado ao Contorno, a expectativa é que o trânsito na principal rodovia federal de Santa Catarina seja desafogado, dando mais qualidade de vida para quem mora na região metropolitana da capital. A obra será entregue pela Arteris Litoral Sul, concessionária responsável pela rodovia.
A execução do Contorno Viário da Grande Florianópolis enfrentou diversos desafios, incluindo desapropriações e a necessidade de adotar estratégias eficazes para cumprir prazos e entregar uma obra de qualidade, dentro de todas as normas e licenças ambientais vigentes.
O compromisso da Arteris Litoral Sul com a responsabilidade ambiental guiou todas as etapas do projeto, resultando em uma infraestrutura que atende às necessidades da população sem comprometer os recursos naturais da região. O traçado que será entregue em 9 de agosto de 2024, com a inauguração do Contorno Viário da Grande Florianópolis, é diferente do projeto inicial apresentado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em 2002, motivo que contribuiu para a execução fora do prazo inicial.
Em 2012, a Prefeitura de Palhoça solicitou uma alteração no traçado devido a um conjunto habitacional no entorno da obra. O projeto foi modificado para desviar do condomínio, exigindo a construção de três túneis duplos, com cerca de 900 metros de extensão cada. Posteriormente, foi necessário incluir um quarto túnel, o túnel 4 de São José.
Durante as discussões sobre o traçado, a Arteris assumiu a responsabilidade pelo Contorno Viário após adquirir os ativos da concessão em dezembro de 2012. Com a emissão da primeira Licença de Instalação (LI) dois anos depois, as obras começaram em 29 de maio de 2014 no Trecho Intermediário, em São José.
Menos de um ano após essa etapa, a Arteris iniciou as obras nos lotes liberados do Trecho Norte, em Biguaçu.
Em dezembro de 2020, com a aprovação do reequilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão pela ANTT, as obras dos três túneis duplos decorrentes da mudança de traçado foram viabilizadas, permitindo o início integral das obras do Contorno Viário. E em fevereiro de 2021, a concessionária emitiu as ordens de serviço para o início efetivo das obras no trecho de Palhoça.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO