Cotidiano Compartilhar
níveis baixos de reservatório

Vazamento oculto compromete abastecimento de água em Concórdia

O problema foi percebido após a empresa notar que os reservatórios não estavam recuperando os níveis esperados

• Atualizado

Redação

Por Redação

Imagem: Concórdia Saneamento | Reprodução
Imagem: Concórdia Saneamento | Reprodução

Um vazamento oculto de grandes proporções, descoberto sob o calçamento no centro de Concórdia, impactou o abastecimento de água em diversas regiões da cidade na segunda-feira (10). O problema foi identificado pela Concórdia Saneamento por meio de escutas geofônicas, revelando uma fuga de água em uma rede de grande porte, que distribui o recurso da área central para os bairros.

As equipes da concessionária precisaram romper a calçada e uma laje de concreto para acessar o defeito em um cano de 60 milímetros, ligado a uma adutora de 200 milímetros, que bombeava mais de 20 mil litros de água por hora. A tubulação apresentava sinais de que o vazamento ocorria há muito tempo, resultando em desperdício contínuo.

O problema foi percebido após a empresa notar que os reservatórios não estavam recuperando os níveis esperados, apesar da produção normal nas Estações de Tratamento de Água (ETA). No domingo, a captação de água no Rio Suruvi também registrou um problema, já corrigido.

Vazamento oculto compromete abastecimento de água em Concórdia
Vazamento oculto compromete abastecimento em Concórdia | Imagem: Concórdia Saneamento | Reprodução

Impacto no abastecimento

Na segunda-feira (11), a redução drástica nos níveis dos reservatórios afetou o fornecimento de água em áreas importantes da cidade.

“Amanhecemos com alguns níveis baixos de reservatórios, o que estava impactando principalmente o abastecimento de algumas áreas bem importantes da cidade”, explicou o superintendente da Concórdia Saneamento, José Roberto Epstein.

A água escorria para uma caixa de telefonia e era drenada para o Rio dos Queimados, tornando o vazamento difícil de ser detectado. A equipe de geofonia identificou a fuga na Travessa Brunetto, próxima à Rua Anita Garibaldi. O conserto foi dificultado pela presença de uma laje de concreto e fiação telefônica sob a calçada.

Sistema comprometido por vazamentos

Esse vazamento é apenas um dos cerca de 500 existentes na cidade, contribuindo para a perda de 53% da água tratada em Concórdia. A empresa tem encontrado dificuldades para compreender o sistema de abastecimento, pois não recebeu um cadastro técnico atualizado da concessionária anterior.

No início de fevereiro, outro rompimento sob a ponte da Rua João Suzin Marini prejudicou o abastecimento em vários bairros, evidenciando a precariedade da estrutura atual.

Diante desse cenário, Epstein fez um apelo à população para um consumo consciente de água.

“Precisamos da compreensão neste momento para o consumo mais racional possível, evitando lavar calçadas e veículos com mangueira, para que a gente não tenha desperdício e consiga recuperar o sistema da forma mais rápida possível”, destaca.

Ações emergenciais

Para minimizar os impactos, a Concórdia Saneamento mobilizou cinco caminhões-pipa para abastecer os pontos mais críticos da cidade e mantém equipes trabalhando 24 horas por dia para solucionar os problemas recorrentes.

“O início de operação está trazendo um pouco de transtorno, mas tenho certeza de que a Concórdia Saneamento vem com tudo para que possamos mudar esse cenário, decorrente de uma estrutura antiga”, finaliza.

*Sob supervisão.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.