Cotidiano Compartilhar
SETEMBRO AMARELO

Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio: evento acontece neste sábado na Capital

A ação é promovida pelo Ministério Público de Santa Catarina em parceria com a Associação Catarinense de Psiquiatria.

• Atualizado

Rubens Felipe

Por Rubens Felipe

Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio: evento acontece neste sábado na Capital | Foto: ACP
Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio: evento acontece neste sábado na Capital | Foto: ACP

O evento “Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio” acontece neste sábado (28), a partir das 9h da manhã, no Parque de Coqueiros, em Florianópolis.

A ação é promovida pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), em parceria com a Associação Catarinense de Psiquiatria (ACP), em alusão ao Setembro Amarelo. Práticas de alongamento, caminhadas, circuitos funcionais e conversas com profissionais de nutrição e educação física, abordando como hábitos saudáveis impactam diretamente sua saúde mental serão algumas das atividades propostas durante o dia.

Segundo um estudo feito pelo Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (CIDASC/Fiocruz Bahia), o suicídio é a segunda maior causa de morte entre jovens de 10 a 24 anos no Brasil. Entre 2011 e 2022, a taxa de suicídios no país cresceu em 3,7%, contrastando com a redução mundial de 36% no mesmo período. No Brasil, aproximadamente 12 mil pessoas tiram a própria vida anualmente, e a cada 40 segundos uma vida é perdida para o suicídio no mundo.

De acordo com a Dra. Deisy Mendes Porto, presidente da Associação Catarinense de Psiquiatria (ACP), “os comportamentos suicidas, quando identificados precocemente por familiares, amigos ou profissionais de saúde, podem ser abordados adequadamente, evitando tragédias e custos sociais”. Ela destaca a necessidade de identificar fatores de risco e os transtornos psiquiátricos associados, como depressão e abuso de substâncias, que afetam 96,8% dos que cometeram suicídio.

O evento faz parte da campanha nacional Setembro Amarelo, iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), que tem o objetivo de combater o estigma em torno da saúde mental e incentivar aqueles que precisam a buscar ajuda. Além das atividades no parque, palestras em escolas, universidades e órgãos públicos também estão sendo realizadas durante todo o mês de setembro, com a participação de psiquiatras capacitados para abordar a questão de forma acessível e desmistificada.

“Se precisar, peça ajuda” é o tema deste ano, reforçando a importância do diálogo aberto sobre a saúde mental. O evento é gratuito e aberto a todos que queiram se informar e participar dessa mobilização pela vida.

Participe e ajude a espalhar a mensagem de que a vida importa!

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreads Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.