Cotidiano Compartilhar
Imagens congelantes

Fenômeno raro: Urupema amanhece com -6ºC; mas sensação chega a -18ºC

No Morro das Antenas a temperatura foi de -5°C

• Atualizado

Alessandra Simionato

Por Alessandra Simionato

Rádio Clube

Por Rádio Clube

Foto: Elcio Branco Filho, Prefeitura Municipal de Urupema.
Foto: Elcio Branco Filho, Prefeitura Municipal de Urupema.

As imagens cogelantes da Serra Catarinense continuam a impressionar nesse início de julho. Em Urupema, a minima nessa segunda-feira (1º) foi de -6ºC no centro da cidade. E um fenomeno raro deixou o Morro das Antenas branquinho de gelo e com sensação térmica de -18°C.

A cidade de Urupema, na Serra Catarinense, teve registro de um fenômeno natural raro: o Morro das Antenas amanheceu com uma camada de gelo e estalactites, proporcionando um espetáculo visual único e evidenciando o rigor do inverno na região.

Urupema amanheceu com temperatura de -6ºC na cidade e -5ºC no Morro das Antenas, com geada na cidade, no campo e no morro, criando cristais de gelo na subida. A sensação térmica no Morro das Antenas chegou a -18ºC, segundo dados da Epagri.

Os turistas que visitavam a cidade ficaram encantados com o espetáculo natural, que transformou a paisagem e proporcionou uma experiência inesquecível.

Confira as mínimas em Santa Catarina nesta segunda-feira (1º)

Temperaturas baixas nos municípios de Santa Catarina | Foto: Defesa Civil

Árvore congela em praça de São Joaquim e forma ‘escultura viva’

Uma árvore congelada chamou atenção de turistas e moradores na praça João Ribeiro, na rua Juvenal Matos, em São Joaquim, na região serrana de Santa Catarina, na manhã deste domingo (30).

A intensa massa se ar seco de origem polar despencou as temperaturas e transformou a paisagem das cidades catarinenses. Pelo menos 20 municípios registraram temperaturas negativas na madrugada de sábado para domingo. São Joaquim, por exemplo, registrou -6,5°C.

As imagens cedidas por Mychel Legnaghi, do São Joaquim Online, mostram os galhos da árvore, que fica na praça, em frente a Igreja Matriz, com os galhos congelados. A fonte de água da praça também ficou coberta por uma camada de gelo.

O congelamento é algo que ocorre de forma natural, entretanto, a prefeitura de São Joaquim ajuda as árvores a se transformarem em verdadeiras ‘esculturas vivas’. “Usamos irrigação para aspersão com bicos de regulagem de vazão. A temperatura Ideal para o início de congelamento deve chegar à casa de 0 graus”, explica Sebastião Alegues Macedo Waltrick, responsável pelo processo.

Com o procedimento feito durante a madrugada, as árvores criam ficam úmidas e o gelo se forma com maior espessura. A equipe do município toma todos os cuidados necessários para garantir a saúde das árvores.

>>> Para mais notícias, siga o  Clube  no  Twitter ,  Instagram ,  Facebook  e  TikTok.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.