Réveillon: queima de fogos em Florianópolis é cancelada
Segundo o Prefeito, a falta da possibilidade de controle da população, com relação aos comprovantes de vacinação foi um dos motivos do cancelamento
• Atualizado
A festa de Réveillon de Florianópolis, incluindo a queima de fogos, foi cancelada pela Prefeitura da Capital, nesta segunda-feira (20). A informação foi confirmada pelo prefeito Gean Loureiro. Segundo ele, a falta da possibilidade de controle da população, com relação aos comprovantes de vacinação, foi um dos motivos do cancelamento.
“Não podemos perder o que já conquistamos até agora com a vacinação”, disse Loureiro.
No inicio de outubro, a Prefeitura de Florianópolis havia aberto um processo licitatório para compra de fogos de artifícios, que seriam utilizados na virado do ano. Entretanto, na ocasião, afirmou que a realização do espetáculo dependia do cenário da pandemia, incluindo número de casos e do avanço da vacinação no Estado e no município.
“O cancelamento da queima de fogos é um passo cauteloso, como temos dado desde o começo da pandemia. Estamos evitando dar um passo à frente para não ter que recuar no futuro com novas restrições. Queremos manter as conquistas até aqui”, comenta o prefeito Gean Loureiro.
Recursos serão repassados
A ação não terá nenhum prejuízo financeiro para Prefeitura. Os recursos que estavam direcionados para os fogos já estão destinados para projetos sociais. São eles:
O TecnoOportunidades, que envolve 700 crianças de 12 a 14 anos, que trará inserção tecnológica, com linguagem digital, para jovens em vulnerabilidade social. Há ainda o Programa primeiros passos, desenvolvido em parceria com a UFSC para ensino sobre tecnologia e o Programa aprimoramento, que irá qualificar 400 desenvolvedores de software. Atualmente em Florianópolis, há cerca de 1800 vagas em Tecnologia em Informação.
Os programas iniciam em março e as inscrições serão iniciadas em janeiro.
Há ainda outro programa destinado para empreendedores da Capital, público que foi tão afetado por conta da pandemia. O programa chamado Juro Zero mais que especial passa a destinar de R$ 3 mil para 5 mil reais para MEIs e para microeempredores de 5 para 8 mil.
Eventos apenas com comprovante de vacinação
Quem quiser participar de eventos com público acima de 500 participantes, na Capital, terá que apresentar comprovante de vacinação. A Prefeitura está cobrando a imunização de todos os adultos acima de 18 anos que desejarem participar de reuniões desse porte. A comprovação será realizada pelo aplicativo ConectSUS.
Com informações de Arliss Amaro | SCC SBT
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Veja a reportagem do SCC News:
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO