Único realejo construído no Brasil é destaque em Pomerode neste Natal
Instrumento típico das feiras natalinas na Alemanha poderá ser visitado pelo público
• Atualizado
Uma tradição centenária que remonta aos mercados natalinos europeus está de volta em Pomerode: o som mágico do realejo. O único instrumento desse tipo construído no Brasil será uma das atrações do Tour da Nugali Chocolates, na Rota do Enxaimel, durante as celebrações de fim de ano.
Totalmente mecânico e feito de madeira, o realejo é acionado por uma manivela, que faz rolos perfurados movimentarem válvulas pressurizadas, produzindo melodias natalinas em flautas internas. Com mais de 200 anos de história, o instrumento quase desapareceu no Brasil no século XX, mas ganhou nova vida pelas mãos de Ivan Blumenschein, engenheiro e sócio da Nugali Chocolates. Inspirado na literatura técnica alemã e utilizando peças importadas da Alemanha e Inglaterra, ele construiu o primeiro realejo brasileiro.
“É emocionante ver pessoas mais velhas, que ainda têm esse som na memória, revivendo momentos especiais ao ouvir o realejo novamente”, conta Blumenschein.
O instrumento, já conhecido por animar eventos como a Osterfest, agora estará disponível para que os visitantes interajam com ele durante o tour.
Além do realejo, o Tour da Nugali oferece uma experiência imersiva no universo do chocolate, com demonstrações do processo de fabricação, estufas com pés de cacau e baunilha, e até abelhas brasileiras sem ferrão. O passeio inclui degustação à vontade e é um dos principais atrativos de Pomerode nesta temporada natalina.
Como visitar
O realejo estará na fábrica da Nugali Chocolates a partir de 2 de dezembro, sempre de segunda a sexta, em dois horários: 10h e 15h. O endereço é Rua Testo Alto, 4.848.
O tour funciona todos os dias, das 9h às 16h. Em períodos de maior demanda, como as férias escolares, é recomendável fazer a reserva pelo site nugali.com.br/tour.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO