Cotidiano Compartilhar
Corredor de ônibus

Impasse sobre o binário da Edu Vieira será tratado pelo Conselho Universitário, diz reitor da UFSC

UFSC cobra como contrapartida um corredor exclusivo para ônibus que estaria no projeto original do binário

• Atualizado

Renato Becker

Por Renato Becker

Foto: Pulo Henrique | SCC SBT
Foto: Pulo Henrique | SCC SBT

com apuração de Paulo Henrique, SCC SBT

O impasse entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Prefeitura de Florianópolis, sobre a cessão do terreno que pertence a universidade para a construção do binário da Avenida Deputado Edu Vieira, chega a um novo capítulo.

Após reunir representantes da universidade, prefeitura, Polícia Militar, e outros órgãos, em audiência pública, no auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos, na noite desta sexta-feira (14), a UFSC levará o tema ao Conselho Universitário, após pedidos da comunidade. Na pauta, as obras no binário, as mudanças no trânsito e as contrapartidas do munícipio. A previsão para inauguração do binário é na próxima sexta-feira, dia 21 de abril.

“Recebemos ontem um novo pedido, de diversos setores da comunidade, pedindo reunião com o Conselho Universitário. Então nós vamos chamar o Conselho Universitário para fazer uma audiência pública, do conselho, na quarta-feira, às 14h. Temos conversado com a Prefeitura no sentido de cobrar de que fosse cumprido realmente as contrapartidas que o município colocou no momento do acordo”, afirmou o reitor Irineu Manoel de Souza, ao repórter Paulo Henrique, para o SCC News.

Veja a entrevista

Participaram também da audiência desta sexta, representantes do Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal e Câmara de Vereadores de Florianópolis.

Foto: Pulo Henrique | SCC SBT

De acordo com a UFSC, o objetivo da audiência é “identificar novos caminhos que possam integrar de melhor forma os anseios da comunidade, as necessidades técnicas diretamente associadas à intervenção e a comunicação entre as partes”.

Corredor exclusivo para ônibus gera impasse

Entre as cobranças da universidade, está a implementação do BRT, que é uma faixa exclusiva para tráfego de ônibus.

Em 2011 uma comissão da UFSC emitiu um parecer favorável à cessão da área para a duplicação da avenida. O documento apresentava como contrapartida da Prefeitura de Florianópolis, a implementação de ciclovias, sinalização, bloqueadores de som, projeto de drenagem, restrição ao trânsito de passagem na Rua Delfino Conti, entre outros pedidos. Em 2014, o Conselho Universitário aprovou a cessão de terreno, sob o cumprimento de um Protocolo de Intenções, que firmava as contrapartidas do município.

Posicionamento da Prefeitura de Florianópolis

A Prefeitura de Florianópolis informa que trabalha em conjunto com a Universidade Federal de Santa Catarina nos estudos e implementação do binário Pantanal Carvoeira. A instituição está ciente das etapas e acordos firmados na operação, que será acompanhada e receberá ajustes necessários para melhoria da mobilidade na região. Além disso, a PMF reforça que o projeto do binário contempla os equipamentos necessários para uma futura implantação do corredor exclusivo para o transporte coletivo.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.