Trepanação: entenda o procedimento feito por Lula após hemorragia intracraniana
Presidente reagiu bem ao procedimento e deve retomar as atividades na próxima semana
• Atualizado
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou nesta segunda-feira (10) por uma trepanação para drenar uma hemorragia intracraniana. O procedimento foi necessário após um acidente doméstico ocorrido em 19 de outubro, quando Lula caiu no banheiro da residência oficial e bateu a cabeça.
O que é trepanação?
A trepanação é um procedimento que consiste em perfurações no crânio. No caso do presidente, os médicos realizaram pequenas aberturas entre duas lâminas da meninge e colocaram um dreno para retirar o sangue acumulado. Segundo o médico Roberto Kalil, essas perfurações cicatrizarão espontaneamente, sem necessidade de novas intervenções.
Inicialmente, o boletim médico indicava que Lula passaria por uma craniotomia, mas a equipe médica esclareceu que a cirurgia foi menos invasiva, caracterizada como trepanação.
O que levou ao procedimento?
Após sentir mal-estar, sintomas gripais e dores de cabeça na noite de segunda-feira (9), Lula foi ao Hospital Sírio-Libanês, em Brasília. Por conta da queda recente, realizou uma ressonância magnética, que revelou a hemorragia intracraniana causada por um hematoma. O presidente foi então transferido para a unidade do hospital em São Paulo, onde passou pela trepanação.
Kalil destacou que o hematoma estava localizado entre o osso cranial e o cérebro, sem causar danos cerebrais. O procedimento foi realizado para evitar que o sangue acumulado pressionasse o cérebro.
Qual é o estado de saúde de Lula?
De acordo com a equipe médica, Lula reagiu bem à intervenção. O presidente está lúcido, se alimentando normalmente e sem qualquer comprometimento cerebral. Ele permanece internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, acompanhado pela primeira-dama Janja da Silva.
Por precaução, Lula ficará em observação por 48 horas, mas a expectativa é de que ele retome suas atividades na próxima semana.
*Com informações da Agência Brasil.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO