Cotidiano Compartilhar
Boa notícia

Tratamento de varizes passa a ser oferecido pelo SUS em Penha

Com a iniciativa, Penha se torna uma das cidades pioneiras na região ao disponibilizar o tratamento pelo SUS

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto divulgação Prefeitura de Penha
Foto divulgação Prefeitura de Penha

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem com varizes ou secagem de vasinhos, Penha passou a disponibilizar uma nova e moderna opção de tratamento: a escleroterapia com espuma. Com a iniciativa, o município de Penha se torna uma das cidades pioneiras na região ao disponibilizar o tratamento pelo SUS.

A escleroterapia é uma técnica médica utilizada para eliminar ou diminuir veias por meio da aplicação de uma substância chamada de esclerosante. A médica especialista em cirurgia vascular do município, Evelyn Marcia Leite Pereira, explica um pouco mais sobre a condição crônica dos pacientes que têm varizes. “A condição crônica quer dizer que não tem cura, mas tem tratamento. Antigamente, a única técnica utilizada era a cirurgia, porém, hoje nós temos opções a laser, microcirurgia, aplicação e o método que ofertamos aqui: a escleroterapia com espuma. É um medicamento com consistência de espuma injetado nas veias do paciente, eliminando a veia doente”, pontua.

A médica explica ainda que o resultado é excelente. “Infelizmente, por se tratar de uma doença crônica, pode retornar. Mas, tem algumas medidas que evitam o retorno das varizes: praticar atividades físicas, não fumar, movimentar as pernas com frequência, utilizar meia elástica e acompanhamento periódico com médico vascular”, frisa.

A paciente Marinês Vesaro Soette foi uma das primeiras contempladas com o processo. Para ela, o procedimento irá mudar a sua rotina. “O tratamento com certeza irá mudar a minha qualidade de vida. As dores irão melhorar e esteticamente também. Agradeço muito à Prefeitura pela oportunidade. Estou muito feliz”, relata.

O Secretário de Saúde, Rodrigo Medeiros, destaca que o primeiro passo para fazer o tratamento é agendar uma consulta na Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro. “Para que seja possível o tratamento, as pessoas devem procurar, antes de qualquer coisa, uma consulta com clínico geral na UBS. O foco é para aquelas pessoas que sentem muitas dores”.

O Prefeito de Penha, Aquiles da Costa, destaca o investimento na saúde do Governo Municipal. “Saúde sempre foi prioridade em nossa gestão. Proporcionar a melhoria na qualidade de vida das pessoas, diminuir filas de exames, consultas e cirurgias, aplicar o recurso no lugar certo. O nosso compromisso é com cada cidadão de Penha, é garantir o acesso ao SUS com qualidade e de forma eficaz. Essa iniciativa”, finaliza.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.