Trecho da BR-280, em São Francisco do Sul, será interditado para retirada de cargas; saiba quando
O bloqueio ocorrerá a partir das 23h desta quinta-feira (25) e segue até as 3h da madrugada da sexta-feira (26)
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A rodovia BR-280 será totalmente bloqueada no quilômetro 17, nas proximidades do canal do Linguado, em São Francisco do Sul. O bloqueio ocorrerá a partir das 23h desta quinta-feira (25) e segue até as 3h da madrugada da sexta-feira (26).
Bloqueio na BR-280
Segundo um comunicado da prefeitura da cidade, o motivo da paralisação é a retirada de uma carga de bobinas do acostamento, conduzida pela transportadora responsável. Além disso, a prefeitura reforça que o horário da operação foi planejado para causar o menor impacto possível à população.
A operação envolve a participação entre a Polícia Rodoviária Federal, a Defesa Civil e a Prefeitura Municipal.
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Obras de construção do Contorno Viário de Jaraguá do Sul serão intensificadas
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) está acelerando as obras de construção do novo Contorno Viário de Jaraguá do Sul, no norte de Santa Catarina. O trecho de 23,8 km, que compõe o lote 2.2 da duplicação da BR-280/SC, bateu recorde de investimento nos últimos 18 meses, com mais de R$ 167,5 milhões aplicados em serviços de terraplenagem, pavimentação, edificação de viadutos, pontes, túneis, marginais e acessos, entre outras obras.
De acordo com o DNIT, a construção do contorno vai garantir mais mobilidade urbana para o município e um novo corredor rodoviário para o transporte de cargas em direção aos portos do litoral catarinense.
A aceleração das obras é resultado de maior investimento do governo federal. Somente no primeiro semestre de 2024 foram investidos mais de R$ 62,3 milhões no Contorno Viário de Jaraguá do Sul, o segundo melhor resultado para um semestre desde o início das obras, atrás apenas do segundo semestre de 2023, quando o contorno recebeu mais de R$ 73,2 milhões em investimentos.
Em junho, foi liberado um novo segmento de rodovia duplicada em Guaramirim e novos trechos devem ser entregues ao tráfego até o final de 2024. Além disso, a obra avança em diversas frentes, como na nova ponte sobre o rio Itapocu, nos túneis sob o Morro do Vieira, e em 11 viadutos ao longo de Guaramirim, Schroeder e Jaraguá do Sul.
Nova rota para o transporte de cargas
A BR-280/SC é um dos principais corredores logísticos de Santa Catarina, ligando o Planalto Norte e o Norte do estado, regiões que são referência em produção do setor moveleiro, de motores elétricos, papel, agronegócio, têxtil, entre outros segmentos econômicos.
O empreendimento criará uma rota alternativa ao trânsito no perímetro urbano do município, segregando o tráfego local e de longas distâncias, especialmente para transporte de cargas destinadas à exportação junto aos portos do litoral norte catarinense e para importação de matéria-prima.
O novo contorno contará com 23,8 km de pista duplicada, 18 Obras de Arte Especiais (OAEs), entre viadutos e pontes, e um túnel duplo sob o Morro do Vieira, em Jaraguá do Sul. A obra, executada pelo DNIT, já avançou 60%.
Cuidado com o meio ambiente
As obras do lote 2.2 da duplicação da BR-280/SC preveem uma série de medidas mitigatórias e compensatórias em relação ao meio ambiente, como proteção à fauna, flora, nascentes e geração de resíduos. O DNIT mantém uma equipe de gestão ambiental acompanhando as frentes de serviço e promovendo ações de preservação do meio ambiente, monitoramento e conscientização de usuários e da comunidade.
A obra prevê a construção de três passagens de fauna, sendo um deles, no km 54, um overpass. Neste ponto, o DNIT está construindo uma passagem superior em concreto que servirá para a travessia segura de diversos animais, respeitando o habitat típico da Mata Atlântica. O overpass tem 40 metros de extensão, por 12 metros de largura e receberá camadas de solo e vegetação para integrar a área de mata.
Túnel duplo sob o Morro do Vieira
Um dos maiores desafios de engenharia para o Contorno Viário de Jaraguá do Sul é a transposição do Morro do Vieira, na altura do km 65,7. A solução adotada pelo DNIT é a construção de um túnel duplo (um em cada sentido) prevendo pistas duplicadas, pavimentadas em concreto, além do acostamento. O túnel esquerdo tem 1.060 metros de extensão. Já o direito conta com 1.005 metros de extensão.
Os túneis são construídos a partir de perfuração do maciço e aplicação de concreto projetado. Ambos já foram vazados, ou seja, foi completa a transposição entre os emboques leste e oeste. O próximo passo é a execução da pavimentação em concreto.
*Estagiária sob supervisão.
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