Terceira faixa da BR-101, na Grande Florianópolis, é liberada nesta sexta-feira
A obra liga as regiões de Palhoça e São José.
• Atualizado
Ocorre nesta sexta-feira (17), a inauguração da nova terceira faixa norte da BR-101/SC, entre Palhoça e São José. Conforme a Arteris Litoral Sul, empresa responsável pela obra, os trabalhos tiveram duração de dez meses, com um investimento de R$ 53,2 milhões para ampliação da rodovia, em um trecho de 15,6 km de extensão.
A inauguração acontece a partir da liberação do último segmento que ainda estava em obras, com 1,6 km entre o trevo com a BR-282 e a ponte sobre o Rio Passa Vinte. Com isso, a partir de agora toda a extensão da terceira faixa (do km 216 ao km 200,4) segue liberada ao tráfego.
Ao todo, cerca de 200 trabalhadores estiveram mobilizados ao longo de todo ano nas atividades de pavimentação, sinalização, instalação de barreiras de proteção e readequação de 23 acessos para entrada e saída, entre a rodovia e a via marginal. As alças foram projetadas para garantir a execução de manobras seguras de aceleração de desaceleração.
Outro ponto de destaque dessa obra é a remodelação da interseção entre a BR-101/SC e a Via Expressa. O acesso foi ampliado com implantação de uma quarta faixa, trazendo maior fluidez e segurança nesta importante ligação para capital do estado.
Para implantar a nova terceira faixa, também foi necessário realizar a reforma e ampliação de duas pontes ao longo desse segmento. As pontes sobre os rios Maruim e Passa Vinte foram construídas originalmente há mais de 50 anos e não possuíam largura compatível para três faixas. Em função disso, foram completamente reestruturadas e ampliadas para nova configuração do fluxo na região.
A partir de agora, a concessionária irá monitorar as condições de tráfego, com expectativa de melhoria imediata na segurança viária e fluidez de tráfego, com redução no tempo de viagem.
>> SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO