Nova tecnologia de semáforos promete agilizar o trânsito em Joinville
A implantação da tecnologia adaptativa de tempos faz parte da atualização da central semafórica
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Uma nova tecnologia nos semáforos de Joinville promete agilizar o trânsito da cidade. Os motoristas e pedestres que transitam nos cruzamentos da rua Santa Catarina com as ruas Roberto Lehm e Ary Barroso, no bairro Floresta, já podem observar os novos semáforos que estão em operação.
A implantação da tecnologia adaptativa de tempos faz parte da atualização da central semafórica. Conhecido como “semáforo inteligente”, o equipamento ajusta os ciclos e estágios dos sinais e altera os tempos automaticamente, de acordo com o volume de tráfego, melhorando o fluxo de veículos.
O sistema deve beneficiar todos os usuários do trânsito, incluindo motoristas e pedestres. Entre os benefícios estão a melhoria do fluxo de veículos e a diminuição de filas em horários de maior movimento.
Como funciona a operação inteligente
Em cada semáforo do cruzamento, é instalada uma câmera que monitora em tempo real do fluxo de veículos das vias principal e secundária. As informações capturadas são enviadas para um controlador semafórico adaptativo, que analisa os dados e determina o tempo de abertura dos semáforos.
Atualmente, nos demais pontos da cidade, os tempos dos semáforos são fixos, com programação que pode variar de acordo com o dia e horário, também considerando o fluxo de veículos.
Entretanto, com o novo sistema, tanto para a via principal quanto para a via secundária, é programado um tempo mínimo e máximo de abertura. O tempo mínimo é obedecido em todos os ciclos. Já o tempo de sinal verde pode ser estendido até o tempo máximo programado, conforme a saturação da via.
Por exemplo, em um cruzamento, o semáforo da via principal tem um tempo mínimo de 10 segundos e um máximo de 50 segundos para o sinal verde. Na via secundária, o tempo mínimo é de 10 segundos e o máximo é de 35 segundos.
Quando o semáforo abre na via principal, após 10 segundos o controlador começa a monitorar os dados das câmeras. Se o fluxo de veículos estiver elevado, o sinal verde pode ser prolongado até 50 segundos.
Caso o tráfego diminua ou pare antes do tempo máximo programado, o semáforo da via principal fecha e o da via secundária abre, desde que haja um veículo no cruzamento para fazer o acesso à via principal. Se não houver carros na via secundária, a via principal permanece aberta garantindo fluidez no trânsito.
O novo sistema também é flexível e permite outro tipo de programação. Em cruzamentos isolados, onde não há sincronização com outros cruzamentos próximos, é possível configurar o fechamento do semáforo da via principal apenas quando um veículo é detectado pela câmera na via secundária.
Trânsito de pedestres
Além do sistema inteligente para veículos, os equipamentos também contam com o semáforo para pedestres que continuam funcionando da mesma forma como já ocorre atualmente.
Quando o pedestre aperta a botoeira, abre o tempo para travessia que pode variar de acordo com a largura da via e outros fatores.
Planejamentos de semáforos inteligentes em outros pontos
O Departamento de Trânsito de Joinville planeja a implantação de mais 30 semáforos inteligentes, em diferentes pontos da cidade. De acordo com a Prefeitura de Joinville, os equipamentos deverão estar presentes em locais onde há intenso movimento em horários de pico e, também, em cruzamentos com grande alteração no fluxo de veículos durante o dia e onde é mais difícil programar os tempos de forma fixa.
Estagiária sob supervisão de Rubens Felipe
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