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BR-470

“Não tinha dinheiro”, diz Ministro dos Transportes sobre atraso da duplicação da BR-470

O ministro argumentou que a obra atrasou por falta de dinheiro, devido ao Teto de Gastos

• Atualizado

Renato Becker

Por Renato Becker

Foto: SCC SBT
Foto: SCC SBT

com informações de Paulo Cesar, SCC SBT

As obras de duplicação na BR-470, que começaram em 2013, e tinham previsão de conclusão em 2018, devem ser finalizadas em 2026, segundo o ministro dos Transportes, Renan Filho, que esteve no trecho da rodovia Viaduto do Badenfurt, junto ao trevo de acesso a Pomerode, nesta terça-feira (27). O trecho 74 km em duplicação é entre Navegantes, no Litoral Norte, e Indaial, no Vale do Itajaí. Apenas 40 km das obras foram concluídas e outros 10 km estão previstos até o fim de 2023.

O ministro foi questionado pelo repórter Paulo Cesar, durante uma entrevista ao vivo para o SCC Meio-dia, sobre o atraso das obras. Renan Filho argumentou que a gestão Federal não estava com o valor para as obras. O ministro usou o Teto de Gastos, que limita o crescimento da maior parte das despesas públicas à inflação, e deve ser alterado pelo novo governo.

“A obra tem que ficar pronta no máximo até a chegada de 2026, porque essa obra se arrastou não por problema de engenharia, mas porque não tinha dinheiro, as obras no Brasil foi paralisada por conta da imposição do teto de gastos “

Ministro dos Transportes Renan Filho
Foto: Paulo Cesar | SCC SBT

Promessa de mais investimentos em Santa Catarina

O ministro disse que para 2023 estão previstos o aumento de 264 milhões para 1,4 bilhões em investimentos em obras em Santa Catarina. Foram cerca de 280 milhões para acelerar a duplicação da rodovia este ano.

“Nos últimos 10 anos, essa rodovia que tem 75 km teve apenas 35 km duplicados, uma média de 3,5 km por ano. Nesse ano, já entregamos 5 km e até o final do ano, vamos entregar mais 10 km. É cinco vezes mais do que era entregue anualmente”

Renan Filho culpa a falta de investimentos como causador do atraso

Ao ser questionado pelo repórter Paulo Cesar, do SCC SBT, o ministro disse que existe possibilidade da BR-470 ser duplicada até Rio do Sul. “Agora o sonho é levar até o Alto Vale”, diz.

Veja a reportagem

Foto: SCC SBT

Veja o raio-x das obras da BR-470

LOTE 1- QUATRO FRENTES DE TRABALHO:

  • km 2 (Navegantes) – Obras para construção de um novo viaduto com desvio pelas laterais.
  • km 4 (Navegantes) – Obras para construção de um novo viaduto com desvio pelas laterais.
  • km 7 (Navegantes) – Entroncamento com a BR-101/SC em obras e uso de viaduto em pista simples.
  • km 16 a 18 (Ilhota) – Desvio de trânsito devido a serviços de adensamento do solo (solo mole).

LOTE 3 -CINCO FRENTES DE TRABALHO:

  • km 45 a km 48 – Obras de pavimentação da pista de duplicação.
  • km 47 (Viaduto da Dudalina) – Passagem inferior de viaduto fechada
  • km 48 (Blumenau) – Obras de contenção de encosta na lateral da pista.
  • km 53 (Blumenau) – Obras de pavimentação em andamento.
  • km 57 – Obras para construção do viaduto do Badenfurt- com desvio pelas laterais.

LOTE 4- QUATRO FRENTES DE TRABALHO

  • km 59 (Blumenau) – Obras de contenção na parte externa da pista.
  • km 64 a 66 (Indaial) – Obras em andamento de terraplenagem e drenagem nas marginais.
  • km 68 (Indaial) – Construção de nova ponte sobre o rio Benedito.
  • km 70 e 71 (Indaial) – Obras de pavimentação com desvio local.

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