Entidades cobram soluções urgentes para o Morro dos Cavalos
Nos dias 8 e 9 de janeiro, dois acidentes graves ocorreram no trecho e causaram congestionamento
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Os acidentes no Morro dos Cavalos, na BR-101 em Palhoça,em Santa Catarina, voltaram a chamar atenção para a urgência de melhorias na rodovia. Nos dias 8 e 9 de janeiro, dois acidentes graves ocorreram no trecho e causaram congestionamento na rodovia.
No dia 8, por volta das 9h30, uma carreta tombou na rodovia, bloqueando uma das faixas de trânsito por várias horas. O congestionamento chegou a 18 km e a rodovia foi totalmente liberada apenas às 15h, após quase seis horas de interdição. Já no dia 9, por volta das 7h40, outro acidente envolveu um carro e um caminhão, causando um congestionamento de mais de 3 km. Esse acidente foi resolvido rapidamente, e o trânsito foi liberado por volta das 8h.
A Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística (Fetrancesc) se posicionou sobre a atual situação do trecho e a criação de um túnel para garantir a fluidez e a segurança no tráfego.
Posicionamento da Fetrancesc
Os acidentes registrados no Morro dos Cavalos, na BR-101, em Palhoça, nos dias 8 e 9 de janeiro, evidenciam mais uma vez a necessidade urgente de medidas para solucionar os recorrentes problemas na rodovia. Na quarta-feira (8), uma carreta tombou no sentido Sul da rodovia, por volta das 9h30min. O acidente causou caos no trânsito, já que uma das faixas da rodovia passou horas interditada, e o impacto foi de mais de 18km de filas na região. A rodovia foi completamente liberada por volta das 15h, ou seja, quase 6h depois. O trânsito só foi normalizado no início da noite.
Na manhã de quinta-feira (9), logo cedo, por volta das 7h40min, mais um acidente foi registrado no mesmo trecho. De acordo com a Arteris Litoral Sul, concessionária responsável pela rodovia, uma colisão sem vítimas, envolvendo carro e caminhão, provocou um congestionamento de mais de 3km. Segundo a Arteris, o trânsito foi liberado por volta das 8h.
Os acidentes reforçam o impacto significativo na mobilidade, logística e na segurança de todos que utilizam esse trecho. A Fetrancesc manifesta sua profunda preocupação com a situação e reitera que é imprescindível a priorização dessa pauta. É inadmissível que uma rodovia tão estratégica continue enfrentando entraves que prejudicam o transporte rodoviário de cargas e comprometem a economia catarinense e a qualidade de vida da população.
A Fetrancesc defende, em sintonia com o Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (COFEM), que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) estude a possibilidade de incluir a construção do Túnel do Morro dos Cavalos na concessão da CCR ViaCosteira, no trecho Sul da BR-101, em Santa Catarina, durante a revisão quinquenal, prevista para 2025. Esta é uma oportunidade concreta na busca de melhorias estruturais e operacionais que garantam a fluidez e a segurança no tráfego.
A Fetrancesc seguirá acompanhando e cobrando das autoridades competentes e da concessionária ações efetivas para que essa situação seja definitivamente resolvida. O setor de transporte rodoviário de cargas e toda a sociedade catarinense não podem mais ser reféns de um problema tão crítico e persistente.
Fetrancesc (Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina)
Em 2024, a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), que representa as indústrias de estado, também enviou uma sugestão à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para incluir o túnel na revisão do contrato de concessão.
A Arteris se posicionou sobre os números de acidentes no Morro dos Cavalos e as medidas que estão sendo adotadas para reduzir os incidentes na região. A concessionária afirmou que segue em diálogo com o Poder Concedente, com o objetivo de encontrar as melhores soluções viárias para a BR-101.
A empresa vê na otimização contratual uma oportunidade para promover investimentos de curto prazo, viabilizando obras importantes que beneficiarão os trechos sob concessão, com reflexos positivos para a geração de empregos e o desenvolvimento socioeconômico das regiões envolvidas.
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