Trânsito Compartilhar
Reunião conjunta

Duplicação da BR-282 pode ter início daqui dois anos, aponta DNIT

De acordo com o DNIT, obra pode estar pronta até 2035

• Atualizado

Redação

Por Redação

Imagem Ilustrativa. Foto: Divulgação | Secretaria da Infraestrutura | Governo de SC
Imagem Ilustrativa. Foto: Divulgação | Secretaria da Infraestrutura | Governo de SC

Nesta terça-feira (18), uma reunião conjunta entre empresários catarinenses ligados às associações empresariais e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) discutiu as prioridades para a duplicação da BR-282 entre os municípios de Lages e Paraíso.

Da reunião saíram todos com uma missão: fazer um documento que contenha as prioridades para trabalhar com os pontos mais críticos e trabalhar juntos para a realização. Segundo o superintendente do DNIT, Allyson Rodrigo de Andrade, se tudo ocorrer como esperado, a obra deve estar pronta até 2035. Além disso, Andrade explicou que o projeto deve ser licitado ainda este primeiro semestre.

“É um projeto longo de 1.400 dias, com custo de 38 milhões e demorará quatro anos para ser realizado o projeto executivo. Daqui a dois anos podemos começar a ter obras em alguns lotes”, explicou Allyson. Após o projeto pronto, inicia uma nova fase, que é a de ir atrás de recursos para a execução da obra.

O vice-presidente Regional do Extremo Oeste da Facisc, Maikel Frey, vice-presidente do Oeste da Facisc, Milvo Zancanaro, o presidente da Acic Chapecó, Lenoir Broch, diretor executivo do Sindicato das Indústrias da Carne e Derivados no Estado de Santa Catarina (Sindicarne), Jorge Luis de Lima, e as consultoras Márcia Tonet e Aline Ghisi participaram da reunião que também falou de outras obras, inclusive da BR-470.

Ponto mais crítico da BR-282

As lideranças presentes na reunião chegaram a um consenso em relação ao ponto mais crítico que é o trevo do Irani, no entroncamento das BRs 282 e 153. Atualmente a BR-282 tem obras de manutenção em diversos pontos para a realização de melhorias e revitalização que vão aliviando os gargalos.

O próximo passo é avaliar junto com as associações e entidades os pontos mais necessários. “Vamos formatar um documento com as informações sobre a duplicação com os trechos mais importantes”, explica Zancanaro.

Segundo o presidente da Acic Chapecó, Lenoir Brochi, muitas são as prioridade. “Como está tudo atrasado, tudo é emergência”. Pinhalzinho e o Trevo no Irani são os pontos considerados mais críticos, depois será Maravilha. Brochi ainda afirma que a BR 470 é tão importante para o Oeste quanto para as outras regiões. “A nossa produção precisa ser escoada pela 470”.

Jorge Luis de Lima, diretor executivo do Sindicato das Indústrias da Carne e Derivados no Estado de Santa Catarina (Sindicarne) destacou o que estado precisa. “Precisamos ter uma rodovia duplicada do oeste ao litoral, levar o que produzimos aos portos e ter uma estrada tranquila para o motorista transitar”.

Assista à reportagem:

Leia mais:

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.