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Nova rodovia

DNIT avança com estudos e projetos da nova BR-163 Sul, no Extremo-Oeste

Primeira etapa contempla a elaboração dos projetos de engenharia, com as obras da BR-163 sul acontecendo na sequência

• Atualizado

Nycoli Ludwig

Por Nycoli Ludwig

Imagens: DNIT / Divulgação
Imagens: DNIT / Divulgação

A elaboração de estudos e projetos para a implantação da nova BR-163 Sul está em andamento pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A iniciativa prevê um novo traçado a partir de Iporã do Oeste, nova ponte sobre o rio Uruguai, em Itapiranga, e mais um trecho de rodovia no Rio Grande do Sul.

Segundo o DNIT, para o início de 2024, o trabalho consiste em levantamentos topográficos, coleta de amostras do solo e do fundo do rio para estudos geotécnicos, avaliações sobre o tráfego e número de acidentes, além de projeção de geometria de pista e novo traçado do que será a futura BR-163 Sul na região.

O objetivo do DNIT com a implantação da nova BR-163 Sul é um padrão de qualidade de rodovia federal, incluindo novas intersecções, como trevos e acessos, contornos para trechos urbanizados, com possibilidade de terceiras faixas e uma rodovia com capacidade para suportar tráfego pesado de caminhões e também o crescente fluxo estimado para os próximos anos.

A execução de projetos e estudos são realizados ao longo de um trecho de 58 quilômetros. O segmento contempla 25 km em solo gaúcho, ligando a rodovia até o município de Tenente Portela (RS), a nova ponte sobre o rio Uruguai entre Itapiranga (SC) e Barra do Guarita (RS), com 1200 metros, e mais 32 km de rodovia em solo catarinense, entre Itapiranga e Iporã do Oeste.

Veja imagens do processo para implantação da nova BR-163 sul

Com supervisão de Mariana Pedrozo

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