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Interdição na BR-470!

Cratera em Rio do Sul: obras de reconstrução da via devem durar uma semana

Trecho da BR-470 segue interditado nos dois sentidos

• Atualizado

Olga Helena de Paula

Por Olga Helena de Paula

Foto: DNIT/Divulgação.
Foto: DNIT/Divulgação.

O DNIT divulgou na tarde desta quarta-feira (14), que as obras emergenciais de recuperação no km 143 da BR-470, em Rio do Sul, iniciaram nesta manhã. As equipes atuam no local com apoio de maquinário pesado para reconstruir o aterro da rodovia. O trânsito segue totalmente interditado neste ponto, com desvio pelas ruas municipais de Rio do Sul (para veículos leves) e pela BR-282 (para veículos pesados). A previsão é liberar em sete dias.

Ainda de acordo com o DNIT, outro ponto da BR-470 que registrou ocorrência nesta quarta-feira, o km 90, em Ascurra, sofreu um desnível na pista e já passou por recuperação. O trecho operou em Pare e Siga pela manhã, durante obras, mas já retomou o tráfego normal sobre a pista.

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Nota oficial da Fetrancesc

Federação das Empresas de Transportes de Cargas e Logística no Estado de Santa Catarina liberou uma nota à imprensa sobre os prejuízos provocados pelas interdições da BR-470. Segundo o comunicado, além do perigo para quem utiliza a rodovia, existem as perdas econômicas decorrentes do transporte de produtos e ao escoamento das exportações catarinenses. Leia na íntegra.

Fetrancesc alerta para prejuízos provocados por mais uma interdição da BR-470

A Federação das Empresas de Transportes de Cargas e Logística no Estado de Santa Catarina e os sindicatos filiados que compõem o Sistema Fetrancesc reforçam a preocupação com o bloqueio da BR-470 nesta quarta-feira, 14. A interdição foi provocada pela abertura de uma cratera no km 143, em Rio do Sul. Também houve registro de bloqueio no tráfego de veículos no km 90,5 da BR-470 em Ascurra, onde ocorreu um desnível na pista.

Além do perigo para quem utiliza a rodovia, a ocorrência em Rio do Sul provoca perdas econômicas incalculáveis ao estado, com prejuízos ao transporte de produtos e ao escoamento das exportações catarinenses. O reflexo negativo sobre a movimentação de cargas atinge diretamente a região Oeste, principal polo agroindustrial do estado.

Segundo o DNIT, a previsão é que a rodovia permaneça totalmente interditada no trecho de Rio do Sul por, pelo menos, sete dias. Diante do decreto municipal que proíbe o tráfego de caminhões no trecho urbano de Rio do Sul, há impactos imediatos no aumento do tempo de deslocamento e dos custos operacionais.

Aos caminhões com mais 40 toneladas resta o uso da BR-282 e da BR-280 como rotas alternativas. Se usarmos como ponto de referência o Porto de Itajaí, estima-se que a mudança de rota resulte em um acréscimo de 130 quilômetros no percurso e três horas a mais de viagem. O trajeto alternativo também exige que os motoristas circulem por um trecho maior na já saturada BR-101.

A Fetrancesc, entidade representativa de mais de 20 mil empresas do setor, alerta para a precariedade do sistema rodoviário catarinense e seu possível colapso. Situações como a registrada em Rio do Sul evidenciam a fragilidade da infraestrutura viária do estado e revelam a necessidade urgentíssima de investimentos e de planejamento a médio e longo prazos.

A maioria das estradas em Santa Catarina é antiga e foi construída a partir de projetos que estão desalinhados com a realidade atual, cujo momento é marcado pelo aumento dos eventos climáticos e do fluxo de veículos.

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