Área de escape salva condutor de carreta com 14 toneladas de cerâmica na BR-376
Mais de 700 vidas já foram salvas pelas áreas de escape
• Atualizado
O condutor de uma carreta carregada com 14 toneladas de cerâmica foi salvo após entrar em uma área de escape, no KM 667 da BR-376, em Guaratuba, no Paraná. A carreta estava vindo em sentido a Santa Catarina.
De acordo com informações da Arteris Litoral Sul, concessionária que administra a rodovia, o flagrante foi registrado por volta das 04h20 da manhã desta sexta-feira (1). O motorista não teve ferimentos.
Ainda de acordo com a Arteris, as áreas de escape já salvaram mais de 700 vidas. Atualmente existem dispositivos nos quilômetros 667,3 e 671,7, na BR-376. Elas servem de refúgio para veículos com problemas mecânicos na descida da Serra e utilizam a mesma tecnologia de pistas de automobilismo.
Veja o momento:
⚠️ O condutor de uma carreta carregada com 14 toneladas de cerâmica foi salvo após entrar em uma área de escape, no KM 667 da BR-376, em Guaratuba, no Paraná. A carreta estava vindo em sentido a Santa Catarina.
— Portal SCC10 (@portal_scc10) November 1, 2024
Vídeo: @Arteris_ALS pic.twitter.com/OTzuDLPi1X
O que são áreas de escape?
O Portal do Trânsito menciona que uma área de escape é um dispositivo de segurança para evitar acidentes em estradas. É bem comum caminhões e ônibus utilizarem a área, após constatarem algum tipo de problema. As áreas de escape surgiram nos Estados Unidos entre as décadas de 1950 e 1960. No entanto, no Brasil, surgiu apenas em 2011.
As áreas de escape possuem faixa branca e vermelha, que direciona o acesso a uma caixa. O local possui pedregulho, cascalho, britas e outros tipos de materiais que ajudam o automóvel a parar imediatamente.
O automóvel entra em contato com a caixa, fazendo o caminhão ou ônibus parar após o atrito e assim garantindo que ele pare imediatamente. Tanto o sistema, como a lógica do escape, é semelhante aos usados por carros de Fórmula 1.
Após o uso da área de escape, o motorista é atendido pela equipe 24h da Arteris Litoral Sul. Os danos ao veículo são mínimos.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO