Terminal Rodoviário Rita Maria passa a ser operado por empresa privada
O antigo Consórcio Sinart assume definitivamente a estrutura pelos próximos 30 anos
• Atualizado
Na manhã desta segunda-feira (05) foi realizada a passagem da administração do Terminal Rodoviário Rita Maria. O Consórcio Sinart, que teve o nome alterado para Terminal Rodoviário de Florianópolis SPE Ltda, assume definitivamente a estrutura pelos próximos 30 anos. A empresa deverá fazer investimentos de R$ 40 milhões.
A organização teve 60 dias para a transição operacional e neste período inventariou, analisou e tomou conhecimento da situação da estrutura. Até a metade de 2023 as obras de modernização e de reformas devem estar finalizadas.
O objetivo da concessão é promover as mudanças necessárias para oferecer um serviço melhor para a população. Dentre as melhorias previstas, está uma reforma que vai transferir as plataformas de venda de passagens para o segundo andar e praça de alimentação/espaços comerciais para o térreo. O saguão e plataforma de embarque e desembarque serão modernizados e serão construídos passeios cobertos para facilitar o deslocamento de pedestres ao TICEN.
“A estrutura e o espaço do Rita Maria são incríveis, com potencial para exploração comercial e para voltar a ser, além de lugar de passagem, um ponto de encontro e de convivência. Sempre brinco que Florianópolis tinha um aeroporto com cara de rodoviária, e hoje temos um dos melhores do Brasil. Agora teremos uma rodoviária com cara de aeroporto”, destaca o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, tenente-coronel Thiago Vieira.
Confira as principais melhorias previstas:
- Passeio coberto de ligação do Rita Maria ao TICEN
- Retrofit da fachada principal e novo acesso
- Mudança dos guichês de venda de passagens para o mezanino (hoje funcionam no térreo)
- Novo hall de circulação no mezanino
- Wi-Fi atendendo a todo o terminal
- Instalação de um parque de energia fotovoltaica
- Modernização do saguão de embarque e da praça de alimentação
- Melhorias nas plataformas de embarque e desembarque
- Implantação de escadas rolantes, de um elevador e de uma plataforma para pessoas com deficiência
- Substituição dos bancos na sala de espera;
- Piso térreo com mais lojas, melhorando a distribuição das atividades e criando um mix novo e diversificado de produtos
- Reforma e ampliação dos banheiros, incluindo sanitários para pessoas com deficiência e “espaço família” com fraldário e sanitário infantil
- Melhorias na acessibilidade do terminal
- Novos mobiliários nos saguões e instalação de equipamentos, como longarinas, bebedouros, lixeiras, mesas e cadeiras, relógios digitais, televisores e monitores informativos.
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