Terminais Integrados estão abandonados há 15 anos em Florianópolis
Terminais foram deixados pelas gestões municipais anteriores
• Atualizado
Florianópolis tem três terminais de ônibus integrados abandonados há 15 anos. Foram deixados pelas gestões municipais anteriores, porém a população encontrou uma maneira de utilizá-lo.
O terminal do saco dos limões é usado como abrigo por indígenas, e o processo de retirada deles ainda está em andamento na justiça. Já o de Capoeiras foi durante muitos anos, utilizado como ponto de prova do Detran para habilitação de condutores. Hoje em dia, funciona como Ecoponto da Comcap, aberto para a população. E durante toda a quinta, uma feira de orgânicos é instalada no local.
A grande novidade é que o terminal integrado do Jardim Atlântico, irá abrigar uma sede pioneira, o Olodum do Sul, da Bahia. Marcos Canetta Rufino, responsável pelo projeto, cresceu no continente de Florianópolis, e luta pelas comunidades da região.
“Esse convênio é importante, porque nós vamos alongar o braço do munícipio do ponto de vista das políticas públicas, para colocar dentro da escola do Olodum, um primeiro polo cultural da Fundação Franklin Cascaes no Continente”, disse Marcos.
O local abandonado está sendo aos poucos reformado pelo Instituto Liberdade, que teve a iniciativa de construir a sede do Olodum Sul.
Ao todo foram R$150 mil gastos por eles, contando com o prejuízo de cerca de R$40 mil em 2020 e 2021, quando fios elétricos, motor de uma geladeira, micro-ondas e todos os alumínios foram furtados.
Além disso, um termo será assinado para oficializar toda a ação neste sábado (19).
ASSISTA A REPORTAGEM
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO