Tenha muito cuidado ao cozinhar esses alimentos na air fryer ou haverá um incêndio
Alguns alimentos não podem ser feitos na air fryer
• Atualizado
A air fryer revolucionou a cozinha, oferecendo praticidade e rapidez na preparação de diversas receitas. Mas atenção: nem todos os alimentos são compatíveis com esse eletrodoméstico e outros exigem cuidados especiais. Para evitar acidentes e aproveitar ao máximo sua air fryer, o portal TudoGostoso separou dicas importantes.
Veja os alimentos que requerem cuidados na air fryer:
Queijo
Muitas receitas recomendadas para a air fryer contém queijo, especialmente quando a intenção é criar uma camada crocante por cima. No entanto, se você quiser derreter o queijo sozinho, é preciso verificar se o modelo da sua fritadeira comporta pequenas bandejas de ferro.
Se sim, você conseguirá derreter o queijo sem que ele escorra para a cesta, reduzindo as chances de danificar o aparelho ou até mesmo de um incêndio. Sendo assim, prefira sempre as receitas em que o queijo está contido de alguma forma (empanado), em pequena quantidade ou em cima de outro alimento. Mas se mesmo assim você quiser derreter o queijo sozinho é possível forrar com uma forma de silicone.
Massas líquidas
Apesar do forno convencional ser o mais adequado, algumas pessoas fazem bolos na air fryer. O resultado pode ser positivo quando a massa é pesada, mas é preciso tomar cuidado, pois uma massa líquida e leve pode se espalhar pelo aparelho e até mesmo entrar nas pequenas frestas do sistema de aquecimento, gerando um grande risco. Uma dica: se fizer um bolo de massa pesada na air fryer, opte por uma forma um pouco maior para diminuir as chances de escorrer.
Pipoca
A pipoca é um lanche saudável e prático, mas para o seu preparo, o ideal seria utilizar uma panela, pipoqueira ou micro-ondas, por exemplo. Ao tentar fazer pipoca na air fryer, a corrente de ar que circula pode espalhar os grãos de milho dentro do eletrodoméstico e causar danos irreparáveis se entrarem no lugar errado.
Carne
Alimentos que liberam muito vapor ou fumaça durante o preparo podem ser perigosos para fazer em uma fritadeira elétrica. Uma coxa de galinha funciona bem, mas um pedaço grande picanha não seria uma boa ideia. A grande quantidade de fumaça que um pedaço grande de carne vermelha libera pode entrar no sistema elétrico do aparelho e causar um acidente.
Arroz ou grãos
Cozinhar arroz ou outros tipos de grãos em uma fritadeira elétrica não é o ideal. Ao contrário do que muitos podem imaginar, ela não funciona como um micro-ondas. É necessário água para o cozimento desses alimentos e este não é um elemento que funciona bem em um eletrodoméstico como este. Além do cozimento não ser adequado, a água pode danificar sua máquina e até mesmo gerar um acidente maior. Uma fritadeira de ar não é o ideal para ferver alimentos ou cozinhá-los no vapor.
Alimentos leves e folhas
Alimentos como folhas de vegetais e alimentos pequenos como uma massa seca em pedaços (tortilhas) podem ser muito perigosos. Isso porque devido ao funcionamento da fritadeira, os alimentos podem voar livremente dentro da máquina, grudar na parte elétrica e estragar o eletrodoméstico.
Alimentos muito grandes
Enquanto os alimentos pequenos podem circular dentro da air fryer, alimentos muito grandes também são igualmente perigosos, pois eles podem encostar na resistência do aparelho e causar um estrago. Fique sempre atento ao tamanho do cesto e lembre-se de ler o manual de instruções do fabricante antes de testar uma nova receita.
*Com informações de TudoGostoso.
Saiba qual eletrodoméstico deve ser desconectado da tomada após o uso para evitar incêndios
A torradeira é o eletrodoméstico que se destaca e precisa ser desconectada da tomada após o uso para evitar incêndios. Segundo informações do portal de gastronomia Tudo Gostoso, quando a torradeira está em funcionamento, as resistências aquecem, os resíduos acumulados, como as migalhas de pão, podem aumentar o risco de incêndio.
Manter a torradeira desconectada reduz o risco de incêndios acidentais. Se houver um curto-circuito ou uma falha elétrica, a torradeira não estará conectada à corrente elétrica, o que minimiza o risco de chamas.
Algumas práticas simples podem fazer a diferença
Lembre-se de desconectar o eletrodoméstico após o uso, reduzindo o superaquecimento ou falha elétrica. Limpe as migalhas, para que os resíduos não fiquem acumulados. Além disso, o ato de desligar a torradeira na tomada gera uma economia de energia, preservação do aparelho e prevenção de acidentes.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO