Vórtice ciclônico e tempestade tropical são registrados no Sul do Brasil
De acordo com os especialistas, é raro este tipo de 'encontro' acontecer
• Atualizado
Nesta terça-feira (20), a MetSul destacou um registro para lá de inusitado para a meteorologia. Ao mesmo tempo, dois fenômenos climáticos ocorreram no Sul do Brasil. Um vórtice ciclônico vindo da Argentina e uma tempestade tropical, atingiram a região.
“Ao mesmo tempo que esta baixa pressão (ou vórtice ciclônico) em médios e altos níveis da atmosfera atua sobre o continente no Sul do Brasil, uma tempestade tropical (centro de baixa pressão quente de baixos a altos níveis da atmosfera) se formou na costa da região, em mar aberto, distante do litoral, sendo batizada com o nome Akará”, destacou o Portal.
De acordo com os especialistas, é raro este tipo de ‘encontro’ acontecer. Sendo registrados somente quatro vezes na costa brasileira antes de 2024, o que torna a situação inusitada.
O Akará não provocou mudanças significativas no tempo e já enfrequeceu a sua intensidade. Já o vórtice ciclônico causou muitos temporais e estragos em várias cidades do interior gaúcho. “Como a MetSul previa, pelo contraste entre o ar frio em altitude e quente na baixa atmosfera, com maior vorticidade, haveria nuvens funis”. Veja a imagem de capa registrada em Júlio de Castilhos (RS).
Ainda de acordo com a MetSul, a tendência é que a baixa pressão influencie o tempo até esta quarta-feira (21), entre as regiões do Paraná e São Paulo. Já Akará na costa tende a seguir fraca, em alto mar, longe da costa, até a sua dissipação.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO