Vídeo viral sobre mini tsunami em praia de Laguna é antigo, alerta Defesa Civil de SC
As imagens foram gravadas durante uma tempestade em 2023
• Atualizado
Após a confirmação de um mini tsunami na Argentina, começou a circular nas redes sociais um vídeo com carros boiando na beira do mar de Laguna, no Sul de Santa Catarina. Porém, conforme a Defesa Civil de Santa Catarina relatou ao SCC10, o vídeo não é de agora, as imagens foram gravadas em 2023.
Segundo a Defesa Civil não houve registro de ocorrência semelhante nos últimos dias no litoral catarinense.
Tsinami Praia de Laguna: por que o vídeo viralizou?
As imagens mostram uma grande onda avançando rapidamente sobre a faixa de areia. Episódios assim já aconteceram na praia do Cardoso, em Laguna, em 2023, e, também 2024. À época, chamou atenção pela força da água, que chegou a arrastar objetos e veículos que estavam próximos ao mar.
De acordo com a Defesa Civil, o fenômeno registrado em 2023 foi classificado como um tsunami meteorológico, também conhecido como meteotsunami. Segundo o meteorologista Piter Scheuer, diferente dos tsunamis provocados por terremotos, esse tipo de evento é causado por mudanças bruscas nas condições atmosféricas, como variações rápidas na pressão do ar, ventos intensos e instabilidades sobre o oceano.
A Defesa Civil orienta que a população acompanhe apenas informações oficiais para evitar desinformação e pânico desnecessário, principalmente durante períodos de maior movimentação no litoral.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO