Vídeo mostra raio caindo em sítio no interior de Porto União
Segundo o meteorologista Piter Scheuer, este tipo de fenômeno apesar de raro, pode ocorrer em qualquer lugar
• Atualizado
Um vídeo de câmera de segurança registrou o momento em que um raio atingiu a cerca elétrica de um sítio em Porto União, no Planalto Norte de Santa Catarina, provocando um incêndio no terreno. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
Segundo o casal proprietário da chácara, o caso aconteceu na noite de sexta-feira (13), por volta das 19h, durante uma chuva fraca. A descarga elétrica surpreendeu a família que estava no local e gerou preocupação devido ao fogo que se iniciou logo após o impacto.
Segundo o meteorologista Piter Scheuer, este tipo de fenômeno apesar de raro, pode ocorrer em qualquer lugar. “Os raios nuvens solos são um pouco mais raros mas ocorre em qualquer parte do planeta principalmente na região sul do Brasil e região equatorial e meio-oeste americano”, afirma.
Imagens mostram clarão e início das chamas
As imagens captadas pelo sistema de monitoramento mostram o instante em que o clarão atinge a cerca elétrica. Logo após a descarga, é possível observar o início das chamas no terreno da propriedade.
No momento do incidente, a moradora Salete Aparecida Levinski Swirkowski, de 39 anos, estava na residência com o marido e os dois filhos, de sete e 10 anos. Apesar do impacto e do susto causado pela situação, ninguém se feriu.
Casos envolvendo raios durante períodos de instabilidade climática são comuns, especialmente em regiões com ocorrência de temporais em Santa Catarina. Piter Scheuer explica que aconteceu na propriedade rural no interior de Porto União foi um raio que atingiu ao solo.
“Foi um raio que caiu no solo. Nuvens do tipo cúmulo Nimbus se propagam sobre a região. Essas nuvens possuem um diferencial extremamente representativo entre cargas positivas e negativas. No momento em que essa nuvens passava sobre a região um raio condutor saiu do solo se conectando ao raio descendente proporcionando uma descarga atmosférica potente o que originou esse intenso relâmpago”, explica.
Leia Mais
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO