VÍDEO: deslizamento de terra atinge Central de Ambulância em Blumenau
Os danos foram apenas materiais e não comprometeram a estrutura da unidade de saúde
• Atualizado
A Central de Ambulância de Blumenau foi uma das áreas atingidas por deslizamento de terra, desde o início das chuvas, na quinta-feira (16). A estrutura está localizada na Rua República Argentina. Não houve registro de feridos, pessoas desabrigadas ou desalojadas.
Deslizamento de terra atinge Central de Ambulância em Blumenau
— Portal SCC10 (@portal_scc10) January 17, 2025
Vídeo: Rádio Menina | cedido pic.twitter.com/NunXdfIEUe
O espaço fica nos fundos do Ambulatório Geral da Família (AGF) Centro. Os danos foram apenas materiais e não comprometeram a estrutura da unidade de saúde.
Portanto, os atendimentos estão mantidos no AGF Centro nesta sexta-feira (17), bem como o serviço da Central, que não foi prejudicado e segue ocorrendo normalmente.
Leia Mais
A Defesa Civil atendeu um total de 49 ocorrências em Blumenau. Além da Central de Ambulância, outro deslizamento ocorreu na rua Porto União, no bairro da Velha.
O acumulado médio de chuva registrado até às 7h desta sexta-feira (17), é de 112 mm. A Defesa Civil segue monitorando as ocorrências na cidade.
Alerta de deslizamento
Moradores das regiões Leste e Sul, receberam da Defesa Civil em seus aparelhos de celulares, um alerta para o risco de deslizamento nestas respectivas áreas. Foi a primeira vez que este novo alerta, via sistema Cell Broadcast, foi enviado – o teste foi realizado em agosto do ano passado.
Os bairros com mais risco são Garcia, Progresso, Da Glória, Ribeirão Fresco, Vila Formosa, Jardim Blumenau, Bom Retiro, Vorstadt, Ponta Aguda, Nova Esperança, Fortaleza e Centro.
Leia também:
Cidades do Norte de SC enfrentam riscos de alagamentos devido às fortes chuvas
Araquari e Joinville, no Norte de Santa Catarina, enfrentam riscos devido ao volume de chuvas registrado nas últimas 24h. Em Araquari, houve o acúmulo de 146 mm de chuva, já em Joinville o total chegou a 90 mm.
Alagamentos
Algumas ruas dos bairros Fátima e Itaum, em Joinville, registraram pontos de alagamentos, por volta das 6h da manhã desta sexta-feira (17). A situação ocorreu devido a combinação do acumulado de chuva, com o pico de maré de 1,9 metro.
Segundo a Defesa Civil de Joinville, ruas como a Passo Fundo, Florianópolis e Beirute foram afetadas com alagamento. Como a chuva deu uma trégua e a maré baixou, antes das 8h da manhã a situação já estava normalizada. Não foram registradas ocorrências de alagamento em residências.
O alerta da Defesa Civil para a cidade se mantém até a noite desta sexta-feira (17), com possibilidade de chuva volumosa ao longo do dia. Os picos de maré estão previstos para 14h e 18h com 1,5 metro.
O Plano de Contingência (Plancon) permanece em Amarelo, indicando que há risco de situações como alagamentos devido às chuvas volumosas e persistentes.
Alerta
Em Araquari, não houve registro de alagamentos. Porém, a cidade mantém o alerta. A previsão para a tarde indica a continuidade de pancadas de chuva, com intensidade variando entre moderada e forte em alguns momentos. Reforça-se que o risco é moderado a alto para alagamentos e deslizamentos em áreas mais vulneráveis devido ao solo já encharcado.
A Defesa Civil recomenda que as pessoas evite áreas alagadas ou próximas a encostas, redobrar atenção no trânsito e evitar deslocamentos desnecessários e acompanhar as atualizações meteorológicas.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO