Chuva intensa provoca alagamentos e preocupa moradores em SC
Nas últimas 12 horas, choveu uma média de 83,3 milímetros em todo o Estado, segundo a Defesa Civil.
• Atualizado
Devido à formação de ciclone (sistema de área de baixa pressão) no Litoral, o sábado (19) em Santa Catarina foi marcado por tempo instável, com chuva persistente durante todo o dia. Nas últimas 12 horas, choveu uma média de 83,3 milímetros em todo o Estado, segundo a Defesa Civil.
Florianópolis registrou o maior acumulado, com 117mm. Em seguida, os municípios com maiores registros de precipitação foram Antônio Carlos (105mm), Governador Celso Ramos (99mm), São José (98mm) e Palhoça (98mm). Todos na Grande Florianópolis
De acordo com a Defesa Civil, que monitora os efeitos do temporal em toda a região, o risco para ocorrências associadas a deslizamentos e alagamentos pontuais é de moderado a alto.
Em Florianópolis, a rodovia SC-405, no Rio Tavares, registrou alagamentos, o que exige atenção de motoristas e pedestres. Moradores do Morro das Pedras, na Capital, estão em alerta durante todo o dia devido ao mar agitado e o risco de desmoronamento.
De acordo com o alerta emitido pela Defesa Civil na sexta-feira (18), a atuação do sistema de baixa pressão deixa o mar agitado ao longo da noite de sábado (19) e durante todo o domingo (20). Ondas do quadrante leste, com altura até 3 m e picos ultrapassando este valor podem ocorrer no Litoral Sul.
Na Grande Florianópolis, ondas de altura de até 2,5 m podem ser observadas. Assim, o risco para ocorrências relacionadas a mar agitado é alto no Litoral Sul e moderado na Grande Florianópolis.
Biguaçu
Já a Prefeitura de Biguaçu, unindo esforços com a Defesa Civil do município acompanha a situação do Rio Biguaçu, devido ao aumento considerável no volume de água. Entretanto, até o momento, a cidade não registrou nenhuma ocorrência com danos aos moradores.
Camboriú
A Secretaria de Defesa Civil do Estado emitiu um alerta da possiblidade de alagamentos e enchente em alguns locais, em Camboriú. A previsão de chuva intensa e o aumento da tábua da maré, que tende crescer na noite deste sábado (19), devem contribuir para alagamentos e enchente pontuais. Os Moradores do Jardim Europa e do Monte Alegre devem ficar atentos a essa possibilidade.
Já houve retirada de pessoas de algumas casas no Monte Alegre. Duas embarcações do Corpo de Bombeiros estão se deslocando para o bairro. “O grande problema são as águas do interior que começam a descer”, comenta o secretário de Defesa Civil, Jaime Angel.
Jogo adiado
O jogo entre Avaí e Remo precisou ser adiado devido ao grande volume de chuva que encharcou o gramado e não permitiu a bola rolar.
A CBF marcará uma nova data para o confronto. Como as equipes estão fora da Copa do Brasil, provavelmente em uma dessa competição nacional.
>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO