Ventos quentes e úmidos da Amazônia espalham fumaça para SC
Cidades como Manaus e Porto Velho estão cobertas pela fumaça
• Atualizado
O meteorologista Piter Scheuer compartilhou ao Portal SCC10, os focos de queimadas entre Bolívia, Paraguai e a região Norte do Brasil, nesta sexta-feira (16).
Scheuer explicou que, essa fumaça está chegando através dos ventos quentes e úmidos que vêm da Amazônia e das outras regiões citadas acima, espalhando toda a fumaça para a região Sul do Brasil.
De acordo com informações da MetSul, um corredor de fumaça está se estendendo por milhares de quilômetros, abrangendo a região amazônica e alcançando o Rio Grande do Sul. Este fenômeno cobre os territórios da Bolívia, Paraguai e Nordeste da Argentina.
A origem principal da fumaça está no Sul da região amazônica, especialmente no estado do Amazonas, e na Bolívia, onde as queimadas têm sido intensas neste mês de agosto. Cidades como Manaus e Porto Velho estão cobertas pela fumaça.
O corredor de fumaça é transportado para o Sul por uma corrente de jato em baixos níveis, que se origina no Sul da Amazônia e desce até o território do Rio Grande do Sul. Essas correntes de vento, a cerca de 1.500 metros de altitude, são responsáveis por trazer a fumaça da região amazônica para o Sul do Brasil.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO