Rádio Clube Compartilhar
Alerta!

Ventos de até 90 km/h! Ciclone traz tempestades para SC; veja regiões

Há risco de chuvas volumosas

• Atualizado

Carolina Sott

Por Carolina Sott

Imagem: SCC10
Imagem: SCC10

Um ciclone extratropical avança sobre o Sul e traz perigo. Uma frente fria, acompanhada por um ciclone extratropical, se aproxima do litoral do Uruguai e deve atingir o Sul do Brasil nesta segunda-feira (20). A Climatempo prevê fortes ventos e tempestades com rajadas que podem chegar a 90 km/h, especialmente na região litorânea. Além disso, há risco de chuvas volumosas, principalmente no leste do Rio Grande do Sul, o que pode causar alagamentos e outros transtornos.

Os meteorologistas informam que a força das rajadas pode trazer risco de detalhamento, queda de árvore e dano as redes de energia no Rio Grande do Sul.

Santa Catarina pode ser atingida por temporais e rajadas

Cidades de Santa Catarina que estão próximas à fronteira do território gaúcho, incluindo a Serra, também estão em risco. Elas podem receber rajadas de vento com velocidade próxima de 90 km/h.

Os ventos não chegam com tanta força ao estado, mas no centro-leste e no litoral, o que inclui a região da Grande Curitiba, as rajadas podem ir de 50 a 70 km/h, aumentando o risco de queda de árvores e problemas na rede de energia.

Algumas cidades estão sob o risco de temporal. Como as regiões oeste, centro-norte e sul de Santa Catarina, além das regiões sul, oeste, sudoeste e noroeste do Paraná. Nesses locais, há risco aumentado de alagamentos.

A Defesa Civil alerta que o risco de tempestades é moderado nas áreas em amarelo, no mapa. Já nas áreas em laranja, o risco é alto. As ocorrências previstas são de destelhamento, quedas de galhos e árvores, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais.

Foto: Reprodução/Defesa Civil

O que fazer durante as tempestades?

A recomendação durante os temporais, é que quem esteja em situação de risco, procure um local abrigado e seguro. Além disso, jamais deve-se passar por ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.

Em áreas de encosta, o cuidado deve ser redobrado, por conta dos riscos de deslizamentos.

A atenção deve ser redobrada também com a inclinação de árvores e postes, além de racahaduras em muros e paredes.

Em caso de ventos fortes, como se proteger?

A Defesa Civil indica que em caso de ventos fortes, deve-se buscar um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia, de objetos que possam ser arremessados e distante de janelas.

E em caso de inundações?

Deve-se evitar o contato com as águas e não deve-se dirigir em locais alagados. Como já informado, jamais atravesse pontilhões e pontes submersas. Cuidado redobrado com crianças próximas a rios e ribeirões.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.