Ventania provoca quedas de árvores em Joinville
O mau tempo provocou três quedas de árvores e o alagamento de uma residência
• Atualizado
A cidade de Joinville registrou ventania de até 64 km/h durante o temporal que atingiu o município na tarde desta terça-feira (17). De acordo com a Defesa Civil de Joinville, foram contabilizados 39 milímetros de chuva nas últimas 24 horas.
O mau tempo provocou três quedas de árvores e o alagamento de uma residência e deixou quase 11 mil unidades sem luz.
Chuva causa alagamento e ventania quedas de árvores
O alagamento foi registrado na rua Petúnia, no bairro Paranaguamirim. Já as quedas de árvores ocorreram nas ruas Eugênio Moreira, no bairro Anita Garibaldi, Marcos Wehmuth, no bairro Saguaçu e no jardim do Museu de Arte de Joinville (MAJ), no bairro América.
A Defesa Civil informou que no caso do museu, a árvore não atingiu o imóvel histórico que abriga a instituição e ninguém ficou ferido. Parte dos galhos caiu sobre uma obra da escultora, pintora e ceramista Helena Montenegro, mas a peça não sofreu danos.
Atendimento normal no MAJ
Uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente (Sama) esteve no jardim do MAJ ainda durante a tarde para cortar galhos e o tronco em partes menores. A retirada completa e a limpeza do espaço estão previstas para esta quarta-feira.
O museu informou que manterá o atendimento normal, das 10h às 16h.
Plancon segue em Alerta Laranja
O Plano de Contingência (Plancon) permanece em Alerta Laranja, o que indica que ainda há ocorrências em andamento e que as equipes seguem em monitoramento para novos chamados.
O gerente da Defesa Civil, Jairo Machado, destaca as orientações de segurança durante temporais. “Nossa orientação é que as pessoas não fiquem próximas de árvores, placas ou objetos que possam ser arremessados com a força do vento. E, em caso de áreas alagadas, jamais atravesse essas ruas ou pontes que estejam submersas”, disse.
Leia Mais
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO