Tempo Compartilhar
Desastre

Tornado atinge SC, deixa desalojados e quase 90 mil residências sem luz

Em Campos Novos 256 residências foram afetadas em seis bairros, a Prefeitura decretou situação de emergência.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Galpão atingido em Campos Novos. Foto: Divulgação/ Defesa Civil
Galpão atingido em Campos Novos. Foto: Divulgação/ Defesa Civil

De acordo com aviso meteorológico emitido pela Defesa Civil Defesa Civil de Santa Catarina, tempestades intensas atingiram diversas regiões do território catarinense. A situação foi provocada pelo avanço de uma frente fria combinada a uma área de baixa pressão. Foram registrados granizo, núcleos de chuva e vento intensos.

>> Vídeo: temporal atinge casas e causa estragos em Campos Novos

O município de Campos Novos, no Meio Oeste, foi o mais atingido. A velocidade do vento chegou a 123 quilômetros por hora e segundo os meteorologistas da DCSC uma supercélula de tempestade foi a responsável pela formação de um tornado. Foram registrados destelhamentos de residências, queda de postes e de estruturas metálicas, além de tombamento de veículos. Estragos de menor porte e problemas no fornecimento de energia elétrica, devido a queda de linhas de distribuição, também foram registrados em outros municípios.

Logo após o evento equipes da DCSC foram deslocadas para apoiar as defesas civis municipais das cidades atingidas nos encaminhamentos para o apoio necessário aos moradores e levantamento de dados. A Prefeitura de Campos Novos decretou situação de emergência. Segundo os dados repassados até o momento 256 residências foram afetadas em seis bairros, dez famílias ficaram desalojadas e 20 indústrias foram afetadas.

Na região de Rio do Sul 23.233 residências ficaram sem energia, no Meio Oeste 62.944 e no Estado um total de 89.920 unidades consumidoras ficaram sem luz.

“Já realizamos contato com o Prefeito de Campos Novos e das outras cidades e colocamos a disposição toda a estrutura do Governo do Estado”, destacou o chefe da DCSC, David Busarello. Segundo ele, as equipes em campo foram reforçadas e agora a DCSC aguarda o encaminhamento das necessidades dos municípios como telhas e colchões. “A orientação do Governador, Carlos Moisés é atuar com agilidade e prestar todo o apoio necessário”, finalizou.

Celesc atualiza situação das unidades sem energia

Por conta dos fortes ventos e temporal que atingiu a região Oeste de Santa Catarina, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável pela coordenação do Sistema Interligado Nacional (SIN), informou que houve o desligamento automático da linha de transmissão Campos Novos – Videira, interrompendo a transferência de cargas da Subestação (SE) Videira devido à indisponibilidade de outras linhas de 138 kV na região, atingindo também as SEs Caçador, Caçador Castelhano e Fraiburgo. Por isso, ressaltamos que interrupção do fornecimento de energia é de origem externa ao sistema da Celesc.

Desde o início da ocorrência, a Celesc disponibilizou todas as suas equipes para auxiliar a transmissora Evoltz a recuperar o sistema o mais rápido possível e conseguiu redirecionar o atendimento de algumas de suas subestações de energia para atender Videira e o hospital da cidade, além de percorrer outros municípios para verificar a situação em outros hospitais da região. Durante o pico do problema, a cerca de 90 mil consumidores da região ficaram com o fornecimento de energia interrompido, mas com esta força de trabalho, a Celesc informa que às 17h40 o sistema foi reestabelecido a 26.217 unidades consumidoras, cerca de 29% dos clientes afetados.

A Celesc está trazendo de São Paulo, de forma emergencial, dois grupos geradores a diesel. Os equipamentos devem chegar na tarde deste domingo (30/05) e vão atender as cargas prioritárias das suas subestações em Fraiburgo e Caçador. Já nas cidades de Campos Novos, Brunópolis e Monte Carlo, o vendaval também atingiu postes e materiais foram arremessados contra rede elétrica, provocando estragos e queda de energia. Equipes de emergência da Celesc continuam em campo para atender todas as ocorrências naquela área, que foi muito atingida.
Diante de tamanho estrago, ainda não há previsão para o fim dos trabalhos, mas a Celesc continuará atuando na recomposição da rede e também auxiliando as equipes da Evoltz até que o sistema esteja completamente restabelecido.


>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.