Tempo Compartilhar
ALERTA CLIMÁTICO

Temporal em Santa Catarina gera alagamentos no Vale do Itajaí e Norte do Estado

O volume elevado de chuva em curto período gerou alagamentos, quedas de árvores e outros danos

• Atualizado

Pedro Corrêa

Por Pedro Corrêa

 Temporal em Santa Catarina gera alagamentos no Vale do Itajaí e Norte do Estado | Foto: reprodução / Redes Sociais
Temporal em Santa Catarina gera alagamentos no Vale do Itajaí e Norte do Estado | Foto: reprodução / Redes Sociais

As fortes chuvas e a ventania que atingiram o Vale do Itajaí e o Norte de Santa Catarina nesta quinta-feira (8), provocaram diversos transtornos. O volume elevado de chuva em curto período gerou alagamentos, quedas de árvores, danos em estruturas e imagens que chamaram a atenção de moradores.

Temporal no Vale do Itajaí

Em Gaspar, onde a chuva e o vento chegaram com muita intensidade no final da tarde, caiu árvores em vários pontos da cidade. Em um vídeo que circula nas redes sociais é possível ver que a escadaria da Igreja Matriz São Pedro Apóstolo se transformou em uma cachoeira. Segundo dados do monitoramento da Defesa Civil de Santa Catarina, o município registrou 62,1 milímetros de chuva em um intervalo de seis horas. Em apenas três horas, o volume chegou a 4,2 milímetros, indicando concentração da precipitação em curto período, característica de temporais de verão.

De acordo com dados da Defesa Civil, o município enfrentou pancadas de chuva intensa associadas a trovoadas e rajadas de vento, típicas de temporais de verão. Em alguns pontos, houve alagamentos em vias públicas, além de registros de queda de árvores, galhos e danos pontuais em telhados. Um posto de gasolina da cidade teve o teto arrancado pela força do vento.

Outros municípios do Vale do Itajaí também apresentaram acumulados significativos em seis horas, como Guabiruba (55,9 mm), Indaial (34,5 mm), Blumenau (27,7 mm) e Apiúna (35 mm). O cenário reforça o estado de atenção para alagamentos e enxurradas, principalmente em áreas urbanas com drenagem limitada.

Equipes da prefeitura e da Defesa Civil foram mobilizadas para monitorar áreas de risco e atender ocorrências, especialmente em bairros mais suscetíveis a enxurradas.

Temporal no Norte de Santa Catarina

Embora Joinville não apareça entre os maiores acumulados do levantamento mais recente, cidades próximas do Norte catarinense registraram volumes expressivos. Em Jaraguá do Sul, por exemplo, o acumulado chegou a 92,6 milímetros em seis horas, enquanto Guaramirim somou 80 milímetros no mesmo período.

Esses volumes elevados ajudam a explicar os alagamentos rápidos, transtornos no trânsito e quedas de galhos e árvores registrados em Joinville e região, especialmente durante os momentos de chuva mais intensa acompanhada de rajadas de vento.

Alerta para novos temporais em Santa Catarina

Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, as condições meteorológicas seguem favoráveis à ocorrência de temporais isolados, com chuva intensa em curto intervalo de tempo, raios e rajadas de vento. O órgão salienta que o solo já encharcado aumenta o risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos em áreas vulneráveis.

As equipes seguem em monitoramento, e novos boletins podem ser emitidos a qualquer momento.


>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook
.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.